Conteúdo da Notícia

Vídeo institucional e transmissão ao vivo marcam posse da nova Diretoria da ACM

Ouvir: Vídeo institucional e transmissão ao vivo marcam posse da nova Diretoria da ACM

31.01.10
Durante a posse dos novos Conselhos Executivo e Fiscal da Associação Cearense de Magistrados, realizada na última sexta-feira (29/01), duas vertentes estiveram presentes: a história institucional e o avanço tecnológico. O primeiro ponto foi destaco pela exibição de um vídeo que contou a história da Associação fundada há 51 anos, em 20 de dezembro de 1958. No outra ponta, o Juiz Marcelo Roseno, presidente da ACM, ressaltou a importância da entidade se modernizar. Exemplo disto pôde ser visto com a inauguração, durante a posse, do sistema de transmissão via internet dos eventos realizados pela ACM.
Sobre a união desses pontos, Roseno afirmou em seu discurso: ?Este momento promove o encontro de dois marcos na história de nossa cinquentenária entidade de classe. Ao mesmo tempo em que estamos resgatando suas origem e evolução ao longo de pouco mais de meio século de existência, documentando para a posteridade algumas de suas passagens mais marcantes, estamos vivenciando os verdadeiros ares da modernidade, superando fronteiras e falando ao vivo para todo o planeta através da rede mundial de computadores”.
Em outro trecho do discurso, o magistrado ressaltou que a ACM buscará estabelecer uma parceria com a ESMEC para disponibilizar formação à distância para os magistrados, especialmente os do interior, ampliando o acesso aos que estão em comarcas mais distantes.
Enquanto Roseno pontuava em sua fala exemplos das novas metas a serem implementadas, o desembargador Ademar Mendes Bezerra, antes de transmitir o cargo de presidente, lembrou a recente vitória institucional com a promulgação da lei 14407/05 que aumentou o número de magistrados cearense e diminuiu a distância de vencimentos entre juízes e desembargadores. ?Como bem colocou o desembargador José Maria em seu depoimento no vídeo que acabamos de ver, a distância entre a primeira e a segunda instância já foi de um 1/3 dos vencimentos. Daí a importância da nossa conquista que, inclusive, com o aumento no número de cargos, faz com que os magistrados cheguem mais cedo ao Tribunal?, destacou.
Na sequencia, Mendes Bezerra agradeceu aos presidentes do Executivo, Legislativo e Judiciário que tanto se empenharam para garantir a modernização da magistratura cearense. O desembargador também agradeceu aos funcionários da ACM e afirmou que sua despedida da presidência não significa a despedida da entidade que lhe é tão cara.
Ao final de sua palavra, o novo presidente lembrou a importância daquele momento como inicio de um projeto que ?busca funcionar como o canal institucional de aproximação do Poder Judiciário com a sociedade?. Roseno afastou o reducionismo de colocar a luta institucional sob o rótulo de situação ou oposição: ?Reafirmando que, passada a eleição, a magistratura cearense marcha coesa para defender seus interesses. Não haveremos de deixar que as grandes lutas da classe sejam amesquinhadas por quaisquer diferenças ideológicas?.
Por fim, Roseno reafirma os dois eixos de atuação fundamentais da gestão que se inicia: I) a valorização da carreira e do magistrado; e o II) aperfeiçoamento da atividade-fim do Poder Judiciário.
Autoridades presentes:
A posse, realizada na última sexta (29/01), na Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), contou com diversas autoridades, dentre elas o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ernani Barreira, a procuradora-geral de Justiça. Socorro França, o procurador-geral do Estado, Fernando Oliveira (representando o governador do Estado Cid Gomes), o procurador-geral do Município, Martônio Mont?Alverne (representando a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins), o desembargador Jucid Peixoto do Amaral, presidente da comissão eleitoral da ACM, a conselheira Soraia Victor (representando o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará Teodorico Menezes) e outros.