Tribunal de Justiça elege dirigentes
- 678 Visualizações
- 10-12-2010
10.12.2010 cidade
Nova direção assumirá os rumos do TJCE, a partir de 28 de janeiro de 2011, para cumprir um mandato de dois anos
O desembargador José Arísio Lopes da Costa, 67 anos, foi eleito, ontem, por aclamação (escolha sem concorrência de outros candidatos), o novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), durante sessão no Pleno do Tribunal.
Arísio, que é o atual vice-presidente do TJCE, tomará posse no dia 28 de janeiro de 2011, para um mandato de dois anos, em substituição ao atual presidente, o desembargador Ernani Barreira Porto. Como novo vice-presidente foi eleito o desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).
Juntamente com os novos presidente e vice-presidente, foi escolhida também como corregedora-geral de Justiça, a desembargadora Edite Bringel Olinda Alencar, que substituirá o desembargador João Byron de Figueiredo Frota.
Ainda durante a votação, os 31 desembargadores presentes à sessão do Pleno, escolheram os novos membros que, juntamente com o presidente, vice-presidente e corregedor-geral de Justiça, integrarão o Conselho Superior da Magistratura, no biênio 2011-2013. São eles os desembargadores Francisco Pedrosa Teixeira, Francisco de Assis Filgueira Mendes, Francisco Lincoln Araújo e Silva e Paulo Camilo Timbó.
O atual presidente Ernani Barreira marcou para a próxima terça-feira, dia 14, a escolha dos três indicados que comporão a lista tríplice a ser remetida ao Governador para a escolha do novo membro da magistratura de segundo grau.
Os três nomes serão escolhidos a partir da lista de seis candidatos já enviada pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará (OAB-CE). Compõem a lista: Flávio Jacinto da Silva, Francisco Antônio Nogueira Bezerra, Francisco Gladyson Pontes, Josué de Sousa Lima, Maria Darlene Braga Araújo Monteiro e Mário David Meyer de Albuquerque.
Nascido em Mombaça, em 1943, e formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1969, o presidente eleito do TJCE foi nomeado desembargador há 10 anos, já tendo trabalhado como juiz de direito de várias comarcas do Interior do Estado, como Ipaumirim, Tianguá, Viçosa e Juazeiro do Norte. Em Fortaleza, atuou como juiz na 2ª Vara do Júri, na 4ª Vara Cível e na 1ª Zona Eleitoral.