Servidores do Tribunal e Fórum concluem capacitação em análise de processos
- 717 Visualizações
- 01-09-2015
O curso de Formação Básica de Analista de Processos foi concluído, nessa segunda-feira (31/08), com a palestra “Automação de Processos”, proferida pelo servidor Welkey Costa. O treinamento teve como objetivo formar uma rede de multiplicadores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e do Fórum Clóvis Beviláqua para o redesenho de processos.
Durante a palestra, Welkey destacou a importância da automação em todos os setores da Justiça estadual. “Os processos são vivos. Tanto as nossas rotinas mudam, como nós mudamos também. Quando aprendemos um jeito melhor de fazer os processos, a rotina é pensada de uma outra maneira, aquilo que foi desenhado inicialmente pode ficar cristalizado e aí envelhecer, deixando de ser útil”, explicou.
Segundo o palestrante, para evitar que esse envelhecimento aconteça é necessário determinar quem irá cuidar desses processos, e para isso é preciso haver controle, que pode ser feito de modo manual ou automático. Contudo, ele afirmou que a automação é a chance mais promissora para manter o controle das atividades que serão desenvolvidas no processo.
Presente ao evento, o secretário de Planejamento do TJCE, Neto Cisne, ressaltou que o futuro do Judiciário é a automação. “Medidas como essa, onde possamos ter processos bem desenhados, só podem ser realizados se conhecermos a metodologia de simplificar o que se faz. simplificando, informatiza-se e capacita-se as pessoas para realizarem o trabalho”, reconheceu.
Foram treinados 32 servidores no curso, que teve carga horária de 24h/a. A capacitação foi realizada pela Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag) do Tribunal, em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), por meio do Departamento de Otimização Organizacional.