Servidores do Fórum Clóvis Beviláqua participam de curso de Libras
- 743 Visualizações
- 09-08-2013
O Centro de Treinamento Integrado (CTI) do Fórum Clóvis Beviláqua realiza, até o próximo dia 2 de setembro, treinamento sobre a Língua Brasileiras de Sinais (Libras). A capacitação é voltada especialmente para servidores que trabalham no atendimento ao público ou atuam junto a profissionais com deficiência auditiva.
De acordo com o palestrante e diretor administrativo da Associação dos Surdos do Ceará (Asce), Fernando Antonio de Araújo Melo, o objetivo é facilitar a comunicação e despertar o interesse no aprendizado da língua.
A recepcionista Anny Karine dos Santos aprovou a iniciativa. “Nosso setor é um dos que mais precisa [do treinamento] porque somos solicitados por muitos surdos. É uma cobrança deles próprios”, disse.
O Setor de Arquivo, onde trabalham 12 surdos na higienização de processos, inscreveu três participantes. “Há necessidade de nos comunicarmos melhor com eles, apesar de termos dois intérpretes na equipe”, explicou a funcionária Mercedes Benevides.
A capacitação, com carga horária de 40 h/a, teve início nessa segunda-feira (05/08). As aulas ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 11h30. Um total de 27 alunos participam.
LEGISLAÇÃO
A Lei 10.436/2002 reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão. É regulamentada pelo Decreto 6.436/2005, da Presidência da República. “Pelo fato de ser uma língua oficial, os órgãos federais, estaduais e municipais deverão estar prontos para receber pessoas surdas”, destacou Fernando Antonio.
CURRÍCULO
Além de diretor administrativo da Asce, Fernando Antonio de Araújo Melo é tradutor/interprete de Libras no Centro de Referência em Atendimento Educacional Especializado do Ceará.
Ele é mestrando em Ciência da Educação, com ênfase na educação especial, e graduado em Letras, na especialidade de Libras, com formação em deficiência visual e surdocegueira.
Também foi facilitador, em treinamentos sobre Libras, na Escola de Gestão Pública do Estado no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).