Reinserção social é tema de palestra no Fórum Clóvis Beviláqua
- 583 Visualizações
- 25-06-2015
O poeta, rapper e empreendedor Felipe Rima ministrou palestra para estudantes das escolas Dom Antônio de Almeida Lustosa e o Liceu de Messejana. O encontrou aconteceu no 1º Salão do Juri do Fórum Clóvis Beviláqua, nessa quarta-feira (24/06).
Felipe falou sobre o tema “A Educação como Programa de Reinserção Social na Política Pública de Execução Penal”. Ele acredita que tem como missão levar esperança para os jovens de comunidades carentes. “Estou aqui para fazer tudo o que fizeram por mim. É um sentimento de retribuição. Esses garotos podem chegar onde quiserem”, disse.
Para a juíza da Vara de Execução de Penas Alternativas e Habeas Corpus, Maria das Graças Almeida de Quental, “a palestra foi importante porque mostrou aos adolescentes que eles devem lutar pelos seus sonhos, sempre por meio da educação”.
O estudante do Liceu de Messejana, Davi Dias, aprovou a iniciativa. “Foi muito boa. Saio daqui cheio de esperança no meu futuro”, concluiu.
COOPERAÇÃO
Durante o encontro foi assinado termo de cooperação com a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), por meio do projeto e-Jovem, que promoverá dois cursos para capacitar os cumpridores de pena. Um deles será Informática e Educação Empreendedora, com duração de três meses. O outro, Educação Empreendedora e Preparação para o Trabalho e Prática Social e informática, com duração de seis meses.
O documento foi assinado pela juíza Graça Quental, pelo secretário da Justiça e Cidadania do Estado, Hélio Leitão, e o coordenador do projeto e-Jovem, Marcelo Alves Teófilo. Na ocasião, estiveram presentes o diretor do Fórum, juiz José Maria dos Santos Sales; o assessor da Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará, juiz Cléber Cruz; e a coordenadora pedagógica do projeto e-jovem, Raquel Albuquerque.