Conteúdo da Notícia

Presidente do Tribunal de Justiça  visita centro de digitalização de processos

Presidente do Tribunal de Justiça visita centro de digitalização de processos

Ouvir: Presidente do Tribunal de Justiça visita centro de digitalização de processos

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Ernani Barreira Porto, visitou, nesta segunda-feira (05/07), o local onde estão sendo digitalizados os processos do Judiciário estadual.
“Estou impressionado com a estrutura e com o trabalho desenvolvido. Pelo que vimos, a população cearense pode ter certeza de que esse sistema já é um marco na história do Judiciário do Estado”, afirmou Ernani Barreira.
A visita contou com a presença do diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz Francisco José Martins Câmara; do secretário de Tecnologia da Informação do TJCE, Francisco José Montenegro; do auditor-chefe de Controle Interno do Tribunal, Francisco Gladstone de Brito Almeida, e do secretário de Finanças do TJCE, Luís Eduardo Fontenelle Barros.
Na ocasião, Márcio Teschima, diretor de operações da TCI, empresa responsável pelo sistema de virtualização, apresentou o complexo e as etapas da digitalização dos processos. “Estamos com 236 pessoas trabalhando, mas, até o final desta semana, serão 400”, disse Teschima, que já participou da virtualização do sistema da Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo.
Com equipamentos modernos (no data center há um hack com 28 servidores de 8 processadores, com 27 terabytes de armazenamento e até 40 servidores virtuais), o centro possui atualmente 12 scanners com capacidade individual de digitalizar 3.900 páginas por hora.
Ainda este mês, as atividades no centro serão desenvolvidas 24 horas por dia. Com isso, o número de páginas digitalizadas, que hoje é de 300 mil folhas, diariamente, será elevado para 30 milhões por mês.
O sistema de virtualização do Poder judiciário do Ceará começou a ser implementado nas nove Varas da Fazenda Pública. A expectativa é que, em dezembro deste ano, a Comarca de Fortaleza esteja funcionando de forma virtual e as comarcas do Interior implementem o novo sistema ao longo de 2011.