Conteúdo da Notícia

Presidente do TJCE ministra aula inaugural  para candidatos a inspetor da Polícia Civil

Presidente do TJCE ministra aula inaugural para candidatos a inspetor da Polícia Civil

Ouvir: Presidente do TJCE ministra aula inaugural para candidatos a inspetor da Polícia Civil

O presidente do Tribunal de Justiça de Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, ministrou, nesta segunda-feira (02/09), aula inaugural da 2ª turma do Curso de Formação Profissional para candidatos ao cargo de inspetor de 1ª classe da Polícia Civil do Estado. O curso é promovido pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE).

A palestra aconteceu no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, para um público de 442 candidatos. O chefe do Poder Judiciário traçou um panorama histórico do crime organizado no País e afirmou que o problema tem raízes econômicas e políticas. “Assim como a corrupção, essa prática criminosa existe desde a época do Descobrimento, com o contrabando de matérias-primas”.

Ainda segundo o magistrado, o crime organizado tem utilizado as novas tecnologias para se expandir. Ele também criticou a atuação dos “black blocs”, grupo de protesto anarquista que se utiliza da destruição da propriedade para questionar o sistema vigente. Por fim, falou dos desafios no combate ao tráfico de drogas e da migração de facções criminosas para o Nordeste. “Desejo muito sucesso aos inspetores. A carreira que vocês escolheram exige vocação, determinação, estudo e aperfeiçoamento constante, sempre colocando a sociedade em primeiro lugar”.

Após a palestra, o diretor da Aesp/CE, Roosevelt Alencar, e o secretário da SSPDS, Francisco Bezerra, entregaram certificado de conferencista ao presidente do TJCE. “Agradecemos a grande contribuição prestada pela Justiça ao sistema de segurança pública do Ceará”, declarou Roosevelt Alencar.

Participaram da mesa o delegado-geral da Polícia Civil, Luís Carlos Dantas, o comandante-geral da Polícia Militar, Werisleik Matias, e o subcomandante do Corpo de Bombeiros do Estado, Heraldo Pacheco.