Conteúdo da Notícia

Pacientes ganham na Justiça direito de receber remédios do Estado para tratamento de câncer

Pacientes ganham na Justiça direito de receber remédios do Estado para tratamento de câncer

Ouvir: Pacientes ganham na Justiça direito de receber remédios do Estado para tratamento de câncer

A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) condenou o Estado a fornecer o medicamento Rituximab (Mabthera) à V.C.A.. A decisão foi proferida nessa quarta-feira (16/02) e teve como relatora a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.
A dona de casa é portadora de linfoma na região dos gânglios e precisa de seis ampolas do remédio, que custa R$ 84 mil. V.C.A. alegou não ter condições de custear o tratamento, indisponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao apreciar a matéria, o Juízo de 1º Grau condenou o Estado a fornecer o medicamento à paciente. Inconformado, o ente público interpôs agravo de instrumento no TJCE (nº 45255-28.2010.8.06/0000) requerendo o efeito suspensivo da decisão.
Ao analisar o caso, a 2ª Câmara Cível negou o pedido do Estado, acompanhando o voto da relatora. A desembargadora considerou, em seu voto, a situação financeira da dona de casa, bem como a necessidade urgente do remédio.
MEDICAMENTO
Na mesma sessão, a 2ª Câmara Cível também determinou o fornecimento do remédio Bortezombe (Velcade) à F.J.B.G.. O agricultor é portador de mieloma múltiplo e corre risco de morte se não fizer uso do referido medicamento, que custa R$ 132.986,56.
Inconformado, o Estado interpôs recurso (nº 45536-81.2010.8.06.0000) requerendo o efeito suspensivo. O pedido também foi negado pelo colegiado.