Conteúdo da Notícia

OAB-CE define seis nomes para TJCE

Ouvir: OAB-CE define seis nomes para TJCE

02.12.2010 cidade
O próximo passo é a escolha da lista tríplice pelo Tribunal, da qual sairá o desembargador eleito por Cid Gomes
Mais uma etapa para preenchimento da vaga no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) pelo Quinto Constitucional – instrumento que assegura um quinto dos assentos em tribunais para advogado e membros do Ministério Público – foi cumprida, ontem. O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará, (OAB-CE) elegeu a lista sêxtupla que será enviada ao TJCE.
Adriano Campos Costa, Carlos Alberto Mendes Forte, Francisco Ernando Uchoa Lima Sobrinho, José Moaceny Félix Rodrigues, Marcus de Paula Pessoa e Francisco Zacarias Silveira de Araújo foram os advogados escolhidos para concorrer à vaga de desembargador.
Cada um dos 36 conselheiros e cinco ex-presidentes da OAB-CE que participaram da votação puderam escolher até seis candidatos. O próximo passo é a seleção de três nomes pelo Tribunal de Justiça. A lista tríplice será encaminhada ao governador Cid Gomes, que indicará o futuro desembargador.
O presidente da OAB Ceará, Valdetário Andrade Monteiro, destacou a importância da presença de um operador de Direito no Tribunal de Justiça do Estado. ?O candidato escolhido representará bem a classe, uma vez que é imprescindível a figura do advogado na administração da Justiça?, salientou.
Após o anúncio da lista sêxtupla, os seis candidatos eleitos reuniram-se com a diretoria da OAB-CE, quando se comprometeram a defender as propostas do Movimento ?Justiça Já – Não dá mais para esperar?, lançado pela instituição em defesa do Judiciário cearense.
Justiça Já
Valdetário Andrade Monteiro ressaltou que a OAB Ceará, ao lançar o ?Justiça Já?, deu um largo passo em defesa da advocacia. ?É importante que todos nós lutemos por melhoria no atendimento jurisdicional?.
A lista sêxtupla é formada exclusivamente por advogados militantes sem cargos públicos, como lembrou o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Leandro Vasques. Um dos eleitos, o advogado Francisco Zacarias, elogiou a atuação do Conselho Seccional no processo, o qual classificou de eclético, independente e forte.
No entendimento do também integrante da lista sêxtupla Ernando Sobrinho, o Conselho Seccional fez história, uma vez que os nomes escolhidos para o Quinto Constitucional são de advogados. Para Moaceny Felix, a eleição de representa uma vitória para a advocacia cearense.