Conteúdo da Notícia

Nova reunião definirá solução para fugas

Ouvir: Nova reunião definirá solução para fugas

30.09.2010 Fortaleza
Apenas em uma nova reunião, que ficou marcada para a próxima segunda-feira, 4, é que devem ser concluídas as discussões entre o juiz Luiz Bessa Neto, titular da Vara de Execuções Penais e Corregedoria de Presídios da Comarca de Fortaleza, e gestores das secretarias da Justiça e Cidadania e da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS). O magistrado teve um encontro com os dirigentes dos dois órgãos na manhã de ontem, para tratar das frequentes fugas de presos que vem sendo registradas nas cadeias e casas de privação provisória de liberdade do Estado.
Na última terça-feira foi registrado o sétimo evento do tipo este ano, com a fuga de nove presos da cadeia pública de Quixadá. Bessa Neto afirmou que foi um encontro preliminar no qual todos os que haviam sido convidados por ele compareceram. Estiveram presentes o secretário da Segurança Pública, Roberto Monteiro; o da Justiça, Antônio Luiz Abreu; o Coordenador do Sistema Penal, Bento Laurindo; o coordenador adjunto, coronel Taumaturgo Granjeiro; o comandante da Polícia Militar, coronel William Alves Rocha, e o superintendente da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas.
A reunião realizada na sede da SSPDS contou ainda com a participação da juiza Maria das Graças Almeida de Quental, presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Estado, e do promotor Sílvio Lúcio Correia Lima. Na opinião do juiz, foi uma reunião proveitosa, tendo em vista, conforme disse, que foram debatidas possibilidades de solução para algumas debilidades constatadas na segurança das unidades prisionais.
Terminado o encontro o juiz Luiz Bessa Neto disse que por uma questão de segurança só após a reunião conclusiva da próxima segunda-feira é que será divulgado o resultado das discussões.
O magistrado concluiu na última quinta-feira, 23, inspeções realizadas em 11 unidades prisionais do Estado. O levantamento revelou deficiências externas e internas na segurança das unidades vistoriadas.