Conteúdo da Notícia

No tempo e nas inserções Cid tem vantagem

Ouvir: No tempo e nas inserções Cid tem vantagem

Política 07.08.2010
Três minutos e oito segundos. Essa será a vantagem do governador Cid Gomes (PSB), candidato à reeleição, sobre o segundo candidato com maior tempo de propaganda durante o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, Marcos Cals (PSDB). A vantagem temporal construída por Cid, com base na formação de sua coligação (Um Ceará Melhor Para Todos), foi apresentada na tarde de ontem, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).
A divisão do tempo, na televisão e no rádio, entre os partidos e coligações, segue o seguinte cálculo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE): 1/3 do tempo total é dividido igualmente entre os partidos e coligações e os 2/3 restantes é dividido proporcionalmente entre os partidos, com base na representatividade deles no Congresso Nacional, após as eleições de 2006.
Desta forma, os principais afetados pela legislação são PCB e PSTU. Os partidos não contarão com o tempo proporcional, já que não possuem representantes na Câmara Federal. Ambos os partidos, para a propaganda de governador, disporão de apenas 51 segundos e 43 milésimos.
Segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, Lúcio Alcântara (PR) é o terceiro no ranking do tempo de propaganda, com com dois minutos e oito segundos. Em seguida está Marcelo Silva (PV) com um minuto e 12 segundos. Depois está Soraya Tupinambá (Psol), com 58 segundos.
Inserções
A vantagem de Cid vai além do horário eleitoral gratuito apresentado em blocos. Também nas inserções na programação normal de TV e no rádio, que deverão acontecer durante todo o horário eleitoral, a ser veiculado entre os dias 17 de agosto e 30 de setembro, o governador conta com números bem superiores ao dos demais candidatos. Até o final do primeiro turno, serão 227 inserções de Cid. Cals conta com 132 aparições, seguido de Lúcio, com 65.
O juiz coordenador da propaganda eleitoral do TRE, Heráclito Vieira, que participou do sorteio da ordem em que os partidos se apresentarão no horário eleitoral, assegurou que, no máximo, em 72 horas o TRE julgará casos de propagandas irregulares, para minimizar possíveis danos causados. Pelo sorteio de ontem, a primeiro a ter o programa eleitoral exibido será Maria da Natividade (PCB), seguida de Lúcio, Soraya, Cid, Marcelo, Cals e Gonzaga. A ordem se alterna a cada dia.