Conteúdo da Notícia

Lula quer César no STF

Ouvir: Lula quer César no STF

02.09.2010
O humano não se conforma quando percebe que as suas pretensões não lograram êxitos quando avaliadas e definidas, já que é da sua essência, reagir frente as situações que contrariam os seus interesses. Algumas pessoas ou grupos de pessoas usam orquestrando até mesmo de expedientes escusos, no sentido de macular a honra e a imagem dos seus adversários, visando com isso eliminá-los da disputa , enfim, da senda que conduz aos píncaros do sucesso na maioria das vezes, induzido, apenas , por razões pessoais, nada de ideologia e de espírito republicano.
O saudoso professor Alcimor Rocha, da Universidade Federal do Ceará, vaticinando, sentenciava em suas rodas de amigos, na tradicional Praça do Ferreira,que a elegância no trato e a seriedade de propósito do seu filho César, atual presidente do Superior Tribunal de Justiça ? STJ – principalmente a sua permanente postura mental de vencedor, levariam o seu herdeiro ao pódio da sua carreira profissional, aduzindo com fé, que os bons ventos do mar de Camocim conduziriam ?o Cezinha? a navegar, muito além dos ?verdes mares bravios da minha terra?.
Em todas as passagens da vida profissional do César Asfor, destaque-se, foram marcadas sem hiatos, pela afirmação de sua liderança lastreada na sua facilidade com o manejo do trato humano e a compreensão dos seus dramas . Na advocacia, por exemplo, a sua passagem foi pautada pela decência, pelo bom relacionamento com todos os seus colegas, graças ao seu notável poder de interação com os seus pares, sabia lidar com tranquilidade, com todas as situações adversas, com a paciência do cultivador de rosas.
Na magistratura, César vem se destacando em todos os cargos que ocupa, inclusive, tendo reconhecimento internacional já que além de prestar relevantes serviços à Corte do Superior Tribunal de Justiça, foi consagrado em Madri como presidente de órgão de cúpula do Judiciário que reúne instituições judiciais de 41 países europeus e latino-americanos.Essa sua conquista no solado europeu ocorreu no encerramento da sessão plenária de instalação da Comissão Conjunta de Trabalho da Cúpula Judicial Iberoamericana e da Rede Européia de Conselhos de Justiça, por isso mesmo, por essas e outras sedimentadas razões, o seu nome vem sendo especulado para ocupar a vaga deixada pela aposentadoria do Ministro Eros Grau junto ao Supremo Tribunal Federal- STF, sendo o candidato, in pectore, do presidente Lula.
É verdade, um dos maiores apanágios do ministro César Asfor, inspirado em Saramago, é o de ser um juiz aberto ao diálogo com todos os segmentos sociais, já que pugna por uma justiça pedestre mais próxima do jurisdicionado, com efetividade, não há notícias de que tenha usado o seu ofício para perseguir pessoas ou instituições, ao contrário recebe a todos com a mesma distinção, independentemente da cor partidária e do status financeiro, tanto isso é verdade , que de ponta a ponta do nosso país, vem recebendo distintas comendas e títulos, numa demonstração inequívoca de que a sua atuação como ministro do STJ vem sendo pautada com postura de seriedade e de eficiência, com o reconhecimento de todos os jurisdicionados brasileiros.