Conteúdo da Notícia

Juiz determina que Instituto de Saúde dos Servidores do Estado custeie cirurgia de paciente

Juiz determina que Instituto de Saúde dos Servidores do Estado custeie cirurgia de paciente

Ouvir: Juiz determina que Instituto de Saúde dos Servidores do Estado custeie cirurgia de paciente

O juiz Francisco Chagas Barreto Alves, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, concedeu liminar determinando que o Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (ISSEC) custeie a cirurgia do paciente A.G.V.M.. A decisão foi proferida nessa quarta-feira (28/12), durante o plantão do recesso forense.
Segundo os autos (nº 0187695-72.2011.8.06.0001), em 2010, A.G.V.M. sofreu infarto e precisou se submeter à cirurgia para a colocação de dois stents convencionais. Um ano depois, no entanto, uma das próteses implantadas apresentou obstrução. Para solucionar o problema, teria que ser realizado novo procedimento cirúrgico, mas dessa vez com a implantação de stent do tipo farmacológico.
O paciente solicitou ao ISSEC autorização para a cirurgia. O pedido, porém, foi negado, sob a justificativa de que o plano de saúde não fornecia a prótese indicada. Alegando não ter condições de arcar com o tratamento, estimado em R$ 14 mil, A.G.V.M. ingressou com ação na Justiça, nessa terça-feira (27/12).
Ao analisar a matéria, o magistrado afirmou ter havido omissão do ISSEC ao negar o custeio do procedimento cirúrgico. O juiz Francisco Chagas Barreto Alves considerou ainda a urgência do caso. “Parece evidente que a simples demora até o julgamento meritório desta ação traria danos irreparáveis ao requerente, com implicação no agravamento de seu estado de saúde e risco de óbito”.