Juiz condena acusados de traficar drogas no bairro Planalto Ayrton Senna
- 1323 Visualizações
- 04-03-2015
O juiz Ernani Pires Paula Pessoa Júnior, titular da 1ª Vara de Delitos de Tráfico de Drogas de Fortaleza, condenou os réus Antônio Wellington de Sousa Cordeiro e Thiago Gomes de Sousa por tráfico de drogas e organização criminosa. O primeiro deverá cumprir 11 anos de reclusão e o segundo oito anos de prisão.
De acordo com o magistrado, “tudo leva à conclusão, pela potencialidade lesiva das condutas criminosas dos condenados, que os mesmos não se tratam de traficantes ocasionais, mas sim que faziam do tráfico seus meios de vida”.
Segundo os autos (nº 00054154-45.2008.08.06.0001), policiais militares receberam denúncias anônimas informando que na casa de Antônio Wellington, no bairro Planalto Ayrton Senna, estaria havendo comércio de entorpecentes. No local, os agentes encontraram 230 gramas de crack e 88 gramas de maconha, além de material para embalagem da droga, balança de precisão, arma de fogo e munição.
Na ocasião, os policiais também prenderam o réu Thiago Gomes que, conforme testemunhas, revendia as substâncias ilícitas para Antônio Wellington nas ruas do bairro. A dupla foi presa em flagrante no dia 14 de julho de 2008.
O Ministério Público do Ceará (MP/CE) pediu a condenação dos acusados por tráfico de drogas e associação criminosa. A defesa deles pediu absolvição, alegando insuficiência de provas.
Ao analisar o caso, o juiz considerou ter ficado demonstrado nos autos o envolvimento dos acusados em grupo criminoso instituído para a aquisição, o depósito e a comercialização de entorpecentes nesta cidade.
Antônio Wellington teve a pena aumentada porque já havia sido condenado por crime de roubo. Thiago Gomes, por ser réu primário, recebeu oito anos de prisão.
Eles deverão cumprir as penas em regime fechado. A decisão foi proferida na quinta-feira (26/02).