Juiz aplica sistema de metas e zera pauta de julgamentos na Comarca de Itapiúna
- 665 Visualizações
- 26-03-2013
A Vara Única da Comarca de Itapiúna, a 110 km de Fortaleza, não tem processos pendentes para julgamento. A informação é do juiz Erick Omar Soares Araújo, titular da unidade judiciária.
Quando assumiu a Comarca, em novembro de 2012, a Vara contava com, aproximadamente, 1.300 processos, sendo 700 conclusos para julgamento. Determinado a diminuir o número de ações, o magistrado passou a aplicar o sistema de planejamento, metas e execução.
Ele explicou que seleciona as ações por tema (idosos, criança e adolescente, família, crime, entre outros) e organiza os dias da semana para apreciar um assunto de cada vez. Segundo o juiz, o planejamento tem facilitado no momento de julgar. “São conceitos da administração que temos de trazer para o Judiciário, sobretudo porque o objetivo é não acumular processos”, disse.
A Comarca de Itapiúna conta com oito servidores. Como critério motivador, o magistrado implementa a gestão de pessoas. “Como não posso desenvolver política de benefício, faço a de incentivo pessoal e, com isso, ganho comprometimento e motivação. Afinal, é importante que os servidores se sintam valorizados”.
O juiz ressaltou também o apoio do Ministério Público (MP), que tem à frente o promotor de Justiça Aníbal Ferreira. “É um profissional extremamente comprometido. Sem ele não seria possível”.