Judiciário participa da inauguração de centro socioeducativo
- 861 Visualizações
- 06-10-2015
O juiz Manuel Clístenes, da 5ª Vara da Infância e da Juventude de Fortaleza, participou da inauguração do Centro Socioeducativo do Bairro Canindezinho, em Fortaleza, no último dia 28. O magistrado representou a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que tem à frente a desembargadora Maria Vialuba Fausto Lopes.
O objetivo do Centro é reforçar o sistema de acolhimento aos adolescentes em conflito com a lei. O novo espaço conta com a estrutura de cinco blocos de dormitórios, quatro blocos de salas de aulas e oficinas profissionalizantes, quadra poliesportiva, anfiteatro, refeitório, centro ecumênico e um campo de futebol.
Tem, ainda, salas equipadas para atendimentos médicos, enfermagem, nutrição, serviço social, psicologia, pedagogia, assistência jurídica e de recepção às famílias dos internos. O abrigo tem capacidade para acolher 90 jovens. As transferências começaram no início deste mês, o que deve diminuir a lotação nas unidades da Capital cearense.
Segundo o magistrado, “noventa vagas não vão resolver o problema. Vai melhorar, indiscutivelmente, mas não resolve. O sistema está muito deteriorado”, afirma. Atualmente são 15 centros socioeducativos, acolhendo ao todo 900 adolescentes.
A vice-governadora Izolda Cela participou da inauguração, além de servidores da Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJCE.