Conteúdo da Notícia

“Judiciário em Evidência” entrevista desembargadora Gladys Lima Vieira sobre processos de sucessões

“Judiciário em Evidência” entrevista desembargadora Gladys Lima Vieira sobre processos de sucessões

Ouvir: “Judiciário em Evidência” entrevista desembargadora Gladys Lima Vieira sobre processos de sucessões

Testamento, inventário, partilha de bens e outras questões de herança são tema do “Judiciário em Evidência” que será exibido neste domingo (12/01), às 12h15, na TV O Povo, e nesta segunda-feira (13/01), às 14h30, na TV Fortaleza. Por conta do recesso do Legislativo cearense, o programa não será exibido no sábado (11/01) na TV Assembleia.

A entrevistada, no estúdio, é a desembargadora Maria Gladys Lima Vieira, da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Antes de ser promovida, atuou como juíza titular da 3ª Vara de Sucessões da Comarca de Fortaleza.

A magistrada explica a diferença entre testamento público e particular, bem como a importância de se deixar por escrito o nome dos beneficiários da herança. Esse procedimento é necessário para garantir os direitos dos herdeiros.

A desembargadora também esclarece que é preciso registrar o documento em cartório, inclusive com a assinatura de testemunhas. As situações em que o testamento pode ser anulado também são objeto da entrevista.

O “Judiciário em Evidência” apresenta ainda reportagens referentes à reforma do Fórum de Maracanaú (Região Metropolitana da Capital), iniciada em dezembro de 2013, e sobre a punição para quem comete maus-tratos contra animais. Outro assunto é o projeto “Justiça e Cidadania”, que esclarece a sociedade acerca das funções e unidades do Judiciário estadual. Entre fevereiro e dezembro do ano passado, mais de 1.100 alunos de escolas e faculdades públicas e privadas conheceram o Tribunal, por meio da iniciativa.

A TV Fortaleza (canais 6 da Multiplay, 61.4 digital aberto e 361.4 da Sky) reprisa o programa na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h). A TV O Povo é transmitida pelos canais 48 aberto e 23 da Multiplay. O “Judiciário em Evidência” pode ser assistido ainda no site www.tjce.jus.br e no Canal TJCE Imprensa no YouTube.