Judiciário amplia recebimento eletrônico de inquéritos policiais
- 862 Visualizações
- 06-07-2015
O Poder Judiciário iniciou, nesta segunda-feira (06/07), o recebimento eletrônico de expedientes e inquéritos policiais provenientes de mais seis delegacias, que passam a integrar o Projeto IntegraJus. A medida expande a iniciativa implantada em novembro de 2014, e que envolvia a Delegacia de Narcóticos (Denarc) e as Varas do Delito de Tráfico de Drogas.
As delegacias incluídas no sistema são as de Defesa da Mulher, Proteção ao Turista, Defraudações e Falsificações, Anti-Sequestro, Homicídios e 2º Distrito Policial. Segundo o juiz diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, José Maria dos Santos Sales, a adesão consolida a expansão da iniciativa.
Entre as vantagens da sistemática, ressaltadas pelo magistrado, estão a “otimização de recursos e agilidade no envio de feitos, melhorando consequentemente a prestação ao jurisdicionado”. O diretor explica que policiais dessas delegacias não mais precisarão comparecer ao Fórum para entregar inquéritos e outros procedimentos, podendo seconcentrar especificamente em seu ofício.
A otimização de custos foi comprovada pela experiência da Denarc. No último dia 29, em reunião no Fórum, o delegado-geral adjunto da Polícia Civil no Ceará, Marcus Rattacazo, demonstrou a economia. Segundo ele, entre novembro de 2014 e maio deste ano, a delegacia deixou de gastar, com papel e toners, por volta de R$ 41 mil. A unidade também disponibilizou 19 impressoras matriciais locadas, pois não mais precisava dos equipamentos.
O IntegraJus contempla ações a cargo do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) dentro do projeto Integra, que visa aperfeiçoar procedimentos na área criminal. Para tanto, o Integra busca interligar sistemas de informação do Tribunal, Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejus) e Secretaria da Segurança Pública de Defesa Social (SSPDS).