Conteúdo da Notícia

IPPS: recontagem dos presos será hoje

Ouvir: IPPS: recontagem dos presos será hoje

Polícia 23.08.2010
Marcada para hoje (23 de agosto) a contagem geral dos presos do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS). Desde o último sábado, três detentos estão desaparecidos. A Polícia e a Secretaria de Justiça não confirmam ainda a fuga de nenhum, somente depois da recontagem.
Atualmente, estão no IPPS cerca de 965 presidiários. Todos condenados. Ontem, foi dia de visita no presídio. ?Foi tudo tranquilo, sem nenhum tumulto?, disse o coordenador-adjunto do Cosipe, coronel da PM Taumaturgo Grangeiro. Sobre a fuga de três detentos, o oficial disse que só pode ser confirmada com essa vistoria.
Até ontem, as informações do caso davam conta de que estavam desaparecidos os presos Francisco Fabiano da Silva Aquino (o Fabinho da Pavuna); Marcos Teixeira Perdigão (que responde na Justiça por sequestro) e José Silvério. Fabinho da Pavuna é condenado por assaltos a bancos.
?Existem indícios de que Fabinho da Pavuna e Marcos Perdigão não estejam lá. Entretanto, só podemos dizer isso com certeza depois que for feita a recontagem. O IPPS é um prédio antigo, com muitos espaços, que precisam ser bem revistos?, afirmou o coronel Taumaturgo.
O desaparecimento dos detentos foi nesse final de semana. Até ontem, não haviam sido detectados túneis ou buracos nas muralhas do presídio, o que reforça a suspeita de que os bandidos tenham fugido por portões de acesso. Outra suposição é de que os detentos estejam escondidos entre as instalações do local.
PORTUGUÊS ESTÁ NO IPPS
O oficial do Cosipe afirmou que o português Luis Miguel Militão Nunes Guerreiro está no IPPS. Ele é acusado de planejar a morte de seis portugueses. O nome de Militão estava entre os nomes dos desaparecidos. Mas ele foi identificado no local. ?Posso assegurar que este continua preso e está lá?, enfatizou Grangeiro.