Conteúdo da Notícia

Governo tem até 10/07 para definir reajuste

Ouvir: Governo tem até 10/07 para definir reajuste

Negócios 29.06.2010
Segundo o deputado Nelson Martins, até quinta-feira, haverá uma reunião interna para estudar índice de reajuste
Uma pauta de 17 reivindicações foi apresentada ontem pelos representantes sindicais dos funcionários públicos estaduais ao governador Cid Gomes, com demandas relativas a ajustes e auxílios financeiros. Foi a primeira reunião da Mesa Estadual de Negociação Permanente, que tem mais um encontro marcado para a próxima segunda-feira (5), no Palácio Iracema.
Durante a reunião, o governador não garantiu que fechará, já neste segundo momento, o porcentual de reajuste que será concedido este ano aos servidores.
De acordo com o líder do governo na Assembleia Legislativa, Nelson Martins, o Estado tentará apressar nas negociações para que a mensagem do governador seja votada na Casa até o dia 10 de julho, data de fechamento da folha de pagamento do mês.
A coordenadora do Fórum Unificado dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec), Rita de Cássia Gomes de Araújo, a Ritinha Bacana, informou que, durante a reunião, foram lidas as reivindicações e feitas as suas defesas. Ele acrescentou que o governador se reunirá na próxima quinta-feira com as secretarias da Fazenda, Planejamento e Gestão e Procuradoria Geral do Estado para discutir as demandas apresentadas pelos servidores. “Eles vão avaliar a parte técnica e econômica do que solicitamos”, diz. Segundo ela, entre as reivindicações estão a reestruturação da tabela salarial, que afirma estar defasada em 61%, a antecipação da data-base para 1º de janeiro (hoje é em julho), o Plano de Cargos e Carreiras, vale-alimentação sem teto e a todos os servidores – independentemente de sua carga horária -, além do reajuste de 15% sobre o salário, superior ao índice inflacionário médio de 5%.
“Este aumento não fere a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que permite um gasto de 23% da receita com pessoal. Nós vamos, na próxima reunião, levar nosso economista, que vai justificar o nosso pleito de 15%”, defende a servidora.
O reajuste já vem sendo negociado há três meses entre os funcionários públicos estaduais e o governo. O Estado conta hoje com 144 mil servidores, sendo 98 mil ativos, 31 mil inativos e 15 mil pensionistas.
NADA DECIDIDO
3 HORAS foi aproximadamente o tempo que durou o encontro do governador Cid Gomes com representantes dos servidores públicos estaduais, que conseguiram apresentar 17 propostas