Conteúdo da Notícia

Esmec exibe o documentário “A Morte Inventada” e debate Alienação Parental

Ouvir: Esmec exibe o documentário “A Morte Inventada” e debate Alienação Parental

A Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), em parceria com a Comissão de Direitos de Família da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional do Ceará (OAB/CE), vai exibir o filme-documentário “A Morte Inventada”, de autoria do cineasta carioca Alan Minas.
A exibição do filme ocorrerá no dia 24 deste mês, das 9 às 12 horas, no Cinema Multiplex, sala 8, no Shopping Iguatemi. Após a exibição do documentário, haverá palestras jurídicas com o tema “Alienação Parental”, com a participação do desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes, integrante da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará.
Também será palestrante o advogado Marcos Duarte, especialista em Direito de Famílias e Sucessões e editor da Revista Leis & Letras, além de ser presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Famílias (IBDFAM). A exibição é exclusiva para convidados.
A desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Maria Berenice Dias, também é convidada para fazer palestra sobre o tema. Berenice Dias é advogada a especialista em Direito Homoafetivo e em Direito de Famílias e Sucessões.
O documentário trata da Síndrome da Alienação Parental (SAP), que é descrita como uma situação na qual um pai procura, deliberadamente, alienar ? isto é, afastar ? o seu filho, ou filha, do outro genitor, deturpando a sua mente, tendo normalmente êxito em seus intentos.
Ocorre quando o pai que mantém a guarda do filho o induz a romper laços afetivos com o outro genitor, criando fortes sentimentos de ansiedade e temor na criança.