Conteúdo da Notícia

Emenda de Tasso com endosso dos senadores cearenses preserva avanços da Lei Maria da Penha

Ouvir: Emenda de Tasso com endosso dos senadores cearenses preserva avanços da Lei Maria da Penha

10.12.09
Uma emenda do senador Tasso Jereissati (PSDB), assinada em conjunto com os senadores Patrícia Saboya (PSB) e Inácio Arruda (PCdoB), conseguiu preservar os avanços assegurados a Lei Maria da Penha. Acordo firmado entre os senadores membros da Comissão especial de Reforma do Código de Processo Penal garantiu o procedimento especial previsto na lei.
Em seu Blog, o senador Tasso Jereissati destaca que a sua emenda foi acatada pelo relator, senador Renato Casagrande (PSB/ES), e esta ?ressalvava explicitamente todos os procedimentos especiais, além do Tribunal do Júri e das ações penais originárias, como previa originalmente o texto do Relator.?
Segundo Tasso, ?havia o receio, por parte especialmente dos promotores de justiça que atuam nas varas especializadas em atendimento a crimes contra a mulher, que por uma questão de interpretação, delegados, juízes e promotores entendessem que o procedimento a ser adotado fosse o comum, desprezando as características especiais da Lei Maria da Penha.?
Entre elas, afirma, está a possibilidade de prisão preventiva em qualquer momento do inquérito, a suspensão do porte de arma do agressor, a medida protetiva de proibição do agressor de aproximação ou de frequentar os mesmos ambientes da vítima.
Ao concluir a informação, o senador destaca que ?ficam resguardados tais garantias e procedimentos, preservando as importantes conquistas advindas da Lei Maria da Penha, um dos mais poderosos instrumentos no combate à violência contra a mulher?.