Desembargador Jucid Peixoto defende justiça eficaz, célere e segura
- 654 Visualizações
- 04-02-2010
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral afirmou, em seu discurso de posse no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que suas decisões serão “sempre humanas e justas”, conforme exemplo deixado pelo pai, Cid Peixoto do Amaral”.
Garantiu, também, que irá “implementar uma prestação jurisdicional eficaz, célere e segura, obedecendo os ditames constitucionais contidos no inciso 78 do artigo 5º da Constituição Federal, princípio basilar da prestação jurisdicional contemporânea”.
A solenidade de posse do desembargador Jucid Peixoto do Amaral, nomeado ? pelo critério de merecimento ? no dia 29 de janeiro do corrente ano, foi realizada nesta quinta-feira (04/02), no Palácio da Justiça, no Cambeba. Ele assume na vaga do desembargador Wilton Machado Carneiro, falecido em 3 de dezembro de 2009.
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ernani Barreira Porto, fez o discurso de saudação ao novo integrante do colegiado do Poder Judiciário cearense. O novo desembargador, ao final da cerimônia, discursou em agradecimento.
DEDICAÇÃO À JUSTIÇA – Com 29 anos dedicados à magistratura cearense, “sem tirar férias”, como faz questão de destacar, o desembargador Jucid Peixoto garante que respondeu e auxiliou em 52 comarcas no interior do Estado e em 30 varas na Capital, “trabalhando com serenidade, honestidade e operosidade, dentro das possibilidades legais”.
“Chego a esta corte de espírito aberto e, acima de tudo, com muita humildade, rogando o auxílio dos cultos colegas, aos quais peço compreensão por possíveis erros involuntários em minha nova trajetória”, ressaltou.
Ao finalizar seu pronunciamento, o desembargador destacou: “Aprendi na minha trajetória de 29 anos na magistratura que, inicialmente, devemos interpretar a Lei, para se fazer justiça, lembrando-se sempre que o juiz tem que compreender o destino de suas decisões, que é a sociedade, meu único compromisso, o bem comum, a justiça antes que seja tarde”.
Compareceram à solenidade de posse do novo desembargador autoridades dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de familiares e amigos de Jucid Peixoto.