Defensoria desenvolve ação para moradores de rua
- 657 Visualizações
- 21-10-2010
21.10.2010 cidade
A Defensoria Pública do Ceará está desenvolvendo projeto para trabalhar com moradores de rua. A defensora geral do Estado, Francilene Gomes, foi à Brasília para tratar do assunto em âmbito nacional. Ela prometeu, ao voltar de Brasília, reunir a pastoral das pessoas de rua e todas as entidades envolvidas para discutir como vai ser esse trabalho em Fortaleza.
?Nós vamos fazer um grande trabalho nessa área para dar dignidade às pessoas que hoje vivem nas ruas de Fortaleza e do Ceará?. Nesse trabalho, ela prometeu legalizar a situação das pessoas de rua, caso não tenham documentos . Francilene garantiu buscar os parentes das pessoas que moram nas ruas, na tentativa de elas voltarem para casa, caso queiram. A defensora acha importante que o Governo do Estado dê a sua contribuição nesse trabalho.
ações
Para ela, não é só necessário dar abrigo a essas pessoas como prepará-las, no caso de maiores de 18 anos, para o mercado de trabalho, através de uma profissão. ?O grande papel da Defensoria Pública é promover a inclusão social e combater as desigualdades sociais. Nesse contexto, a intenção é que as pessoas tenham sua dignidade humana respeitada?, reconheceu. Francilene Gomes assegura que vai desprender todo esforço possível para que as pessoas de ruas sejam recuperadas para voltar a sociedade.
Francilene Gomes informou que a Defensoria Pública do Ceará tem no momento 286 defensores, contigente considerado ainda pequeno, porque as necessidades são bem maiores. Segundo ela, a necessidade do Ceará é de 415 profissionais para que todos os municípios possam atender a demanda existente. ?Há gente aprovada em concurso e a nossa luta é que mais defensores sejam admitidos, porque existe muita evasão por parte daqueles que querem um salário maior?, alerta.