Defensor recorreu à Corregedoria e OAB
- 772 Visualizações
- 02-12-2010
02.12.2010 Fortaleza
Defensoria: acusações de documentos violados e invasão de sala
Para Thiago Tozzi as atitudes da defensora-geral ganharam dimensão e atingiram diretamente ?as prerrogativas funcionais do defensor público?. Além de configurarem infrações administrativa, ele considera ainda que se enquadrariam em crimes comuns, crimes de responsabilidade e atos de improbidade administrativa.
Nesse sentido, ele encaminhou dossiê para a corregedoria do órgão. Enquanto aguarda o retorno da corregedoria, o defensor tem recebido solidariedade de movimentos sociais, ONGs, federações e associações de classe, defendendo a sua atuação no NDHAC.
Na Câmara Municipal, por exemplo, os vereadores João Alfredo (Psol) e Eliana Gomes (PC do B), já denunciaram a suposta ?perseguição?, e condenaram o que consideraram enfraquecimento dos integrantes da defensoria.
Já a presidente da Associação dos Defensores do Estado do Ceará, Mariana Botelho, ao ser abordada pelo O POVO sobre o caso, afirmou que existe uma divergência no âmbito institucional e que não teria elementos para se manifestar. Ela, porém, no que diz respeito ao arrombamento da sala do defensor, afirmou que houve um ?constrangimento e a entidade teria se colocado a favor das prerrogativas do defensor?.
Mariana Botelho afirmou ainda que encaminhou à defensora-geral pedido de esclarecimentos sobre documentos levados à Associação por Thiago Tozzi, dando conta de interferências em seu trabalho.
O presidente da OAB no Ceará, Valdetário Mota, também relatou ao O POVO que só iria se manifestar sobre o episódio do arrombamento da sala. ?Tivemos uma reunião com a defensora-geral que nos informou de um possível risco de desabamento do local?.
Segundo Valdetário, no que diz respeito a retirada dos documentos, a OAB entende que houve cerceamento das prerrogativas do defensor, e isso foi manifestado.
Quanto as outras denúncias de Thiago Tozzi, Valdetário informou que ?há reclamações e elas foram encaminhadas à OAB, que em ato contínuo, as enviou para a Comissão de Defesa e Assistência dos Advogados, que no momento ainda não se manifestou?.