Conteúdo da Notícia

Curso de Mediação e Conciliação do Nupemec inicia aulas presenciais

Curso de Mediação e Conciliação do Nupemec inicia aulas presenciais

Ouvir: Curso de Mediação e Conciliação do Nupemec inicia aulas presenciais

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (Nupemec/TJCE) iniciou, nesta segunda-feira (29/06), as aulas presenciais do curso de Mediação e Conciliação. As aulas acontecem na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).

O supervisor do Nupemec, desembargador Gladyson Pontes, juntamente com o coordenador e o diretor do Núcleo, juiz Carlos Henrique e Márcio José Temóteo, respectivamente, deram as boas-vindas aos participantes.

O treinamento objetiva capacitar servidores e terceirizados do Judiciário para trabalharem como mediadores e conciliadores voluntários no Nupemec, além de qualificá-los para atuarem nas respectivas unidades onde estão lotados. A iniciativa cumpre a Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Eles tiveram aulas a distância (com carga horária de 34 h/a), entre 1º e 26 de junho. O desembargador Gladyson Pontes explicou que “as aulas são importantes, mas o módulo presencial é fundamental. É um momento muito rico de troca de experiências. É quando acontece a condensação dos conhecimentos adquiridos ao longo da etapa anterior. Espero que vocês sirvam de estímulo a tantos outros servidores ainda reticentes em relação à mediação e à participação”, disse.

O juiz Carlos Henrique Garcia destacou que, diante da grande procura pelos cursos, em agosto haverá mais duas turmas para Fortaleza, e também em outros municípios. “A filosofia do Nupemec, iniciada na gestão da desembargadora Nailde Pinheiro, não é só ofertar formações para Fortaleza e Região Metropolitana, mas interiorizar as atividades. Temos 20 centros de conciliação no Interior do Estado”, explicou.

As aulas serão realizadas até quarta-feira (1º/07), sempre pela manhã, num total de 10 h/a. A capacitação tem 120 alunos, divididos em três turmas. Atuam como instrutoras as servidoras Adriana Albano da Rocha, Gleiciane Mary Teles Carvalho Van Dam e Rosânia Mara de Sales Ribeiro. Após as aulas presenciais, haverá dez sessões de estágio supervisionado, entre 1º de julho a 1º de dezembro deste ano.