Coordenadoria da Mulher promove palestras educativas em Messejana
- 1256 Visualizações
- 09-03-2015
A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoveu, na manhã desta segunda-feira (09/03), palestras para estudantes da Escola de Ensino Médio Deputado Paulo Benevides, localizada no bairro Messejana, em Fortaleza. O evento fez parte das ações desenvolvidas para a Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa.
A programação segue nesta terça-feira, dia 10, com atendimento na unidade móvel, que estará no Fórum de Maracanaú (rua Luiz Gonzaga Honório de Abreu, s/n), a partir das 9h.
A desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda, presidente da Coordenadoria, destacou que as palestras realizadas na escola tiveram como objetivo “despertar a atenção e a consciência dos jovens, em especial as meninas, para o problema da violência doméstica”.
Além da magistrada, também palestraram a promotora de Justiça Liduina Martins, do Núcleo de Gênero Pró-Mulher do Ministério Público do Ceará (MP/CE), o educador Tião Simpatia, do Instituto Maria da Penha, e a psicóloga do TJCE, Clarissa Nobre. Eles falaram sobre a Lei Maria da Penha, atuação do Judiciário nos crimes que envolvem violência doméstica e a importância de denunciar os casos de abuso contra a mulher.
A diretora da Escola, Norma Maria de Oliveira Arruda, afirmou que as palestras foram positivas porque ajudam na “formação dos adolescentes, trazendo uma conscientização maior em relação aos casos de violência em casa”.
O evento contou ainda com apresentação de texto dos alunos sobre a violência doméstica e da banda da escola, que interpretou o Hino Nacional.
Além das palestras, o Tribunal promoveu na instituição de ensino a exposição ”Trajetória da Mulher Magistrada – Mulheres pioneiras da Justiça Brasileira”. A exibição permanecerá na escola durante toda a semana.
As atividades continuam nesta quarta e quinta (11 e 12), com a unidade móvel atendendo, respectivamente, na sede da Regional VI (rua Padre Alencar, nº 789 – Messejana) e na Escola Paulo Benevides, no mesmo bairro. A campanha termina às 15h da próxima sexta-feira, dia 13, no Juizado da Mulher de Fortaleza (av. da Universidade, nº 3281 – Benfica).
CAMPANHA NA ARENA CASTELÃO
A Coordenadoria Estadual também divulgou a campanha antes do jogo entre Ceará e Fortaleza. A partida, válida pelo Campeonato Cearense, ocorreu nesse sábado (07/03), na Arena Castelão.
Houve ainda homenagem pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, feita pela desembargadora Sérgia Miranda, e pelo governador do Estado, Camilo Santana. Participaram Natália Varela e Tatiana Corrêa, esposas dos jogadores Magno Alves (Ceará) e Corrêa (Fortaleza), respectivamente. Vestidas com a camisa da campanha, elas receberam um buquê de rosas.
Antes, foram exibidas, no campo, duas faixas alusivas à Semana pela Paz em Casa. O objetivo da mobilização, iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF), é dar prioridade aos processos envolvendo violência doméstica e familiar, criando uma cultura de paz nos lares.
Presentes ao evento no Castelão, os juízes José Maria dos Santos Sales (diretor do Fórum Clóvis Beviláqua) e Roberto Soares Bulcão Coutinho (coordenador das Varas Criminais, de Delitos de Tráfico de Drogas, de Execução Penal e Corregedoria de Presídios, de Auditoria Militar, do Júri, de Trânsito e de Penas Alternativas da Capital), além do presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, e de outras autoridades.