Conteúdo da Notícia

CIDADE DE PALHANO NO SÉCULO XXI – coluna Solange Palhano

Ouvir: CIDADE DE PALHANO NO SÉCULO XXI – coluna Solange Palhano

21.05.2010 linha azul
No dia 25 de agosto de 1998 , na cidade de Palhano, à 152 km de Fortaleza, uma jovem de 17 anos sofreu um grande constrangimento ?publicamente?. A menor foi deixada ?a ver navios? no cartório da cidade na hora de seu casamento civil. No ato de realizar o seu sonho foi abandonada. F.P.B.S. namorava já alguns anos com D.R.S, comerciante, 29 anos. O referido noivo alegou em sua defesa, nos autos da ação impetrada pela vítima que a ex-noiva havia informado um dia antes do casamento, não ser mais virgem, motivo pelo qual a abandonou. Por conta do vexame e da humilhação a que foi exposta, inclusive devido à rápida repercussão social do fato na cidade interiorana, F.P.B.S. ingressou com ação de Reparação de Danos Morais contra o ex-noivo junto à Vara Única da Comarca de Palhano. Em junho de 2004, a juíza Antônia Neuma Dias Vasconcelos, à época, respondendo pela comarca, condenou o comerciante a pagar indenização de R$ 10 mil por danos morais à jovem. Insatisfeito D.R.S. ingressou com apelação cível no TJCE visando à reforma da sentença de 1º Grau. Na fundamentação, o apelante voltou a ressaltar a descoberta de que a ex-noiva não era mais virgem (rsrsrsrsrsrsrsrs).
O relator do processo, des. Manoel Cefas Fonteles, em seu voto, lembrou que a Constituição Federal garante, como direitos fundamentais, ?a inviolabilidade da intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas?, assegurando indenização por dano material ou moral quando esses princípios são violados.
Argumentou, ainda, que ?O fato da jovem noiva não ser mais virgem, seja deflorada pelo noivo, conforme afirma a jovem, ou por outrem, conforme alega o apelante, não é capaz de elidir o fato causador do dano moral sofrido. Não se trata de simples rompimento de noivado. Houve exposição social ao ridículo e ampla repercussão do fato na pequena cidade de Palhano.
Isto é hiláaaaaaaaaaaaaaaaario. Ainda existem homens em pleno século XXI, com este comportamento. Acho que este rapaz deve ter sido influenciado pelo ex-presidente dos USA, Bush, que pregou em discurso a volta da virgindade para as jovens americanas.