Conteúdo da Notícia

Cid Gomes promete reajuste aos servidores

Ouvir: Cid Gomes promete reajuste aos servidores

Política 03.08.2010
Um dos eventos de campanha de ontem, do candidato do PSB, foi reunião com entidades sindicais dos servidores
O governador Cid Gomes (PSB), candidato a reeleição, firmou compromisso, ontem, com os servidores públicos estaduais de que, caso reeleito, antecipará a data base das categorias de julho para janeiro, e concederá aumento salarial de 2%, mais a inflação, já em 2011.
Em encontro, realizado em hotel da orla marítima de Fortaleza, o candidato relembrou os compromissos assumidos na campanha de 2006 e negou alguns pedidos das categorias.
Cid Gomes deixou claro, para a representação do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Estaduais (Fuaspec), que estava ali como candidato e não como governador, portanto, só falaria sobre planos para uma próxima gestão. Ao longo da reunião, no entanto, os servidores cobraram compromissos assumidos pelo governo anteriormente e Cid admitiu atendê-los.
O tema alvo de maior cobrança por parte dos servidores foi com relação às perdas salariais ao longo do tempo, em outros governos, que eles queriam o compromisso do governador em reajustar os salários em 15%, o que foi negado pelo candidato. “Se nós ficarmos neste patamar, não tem como conversar. O Estado não tem condição de fazer isso. Não vou me comprometer”, disse o governador.
Proposta
Na oportunidade, Cid Gomes disse que os dois compromissos assumidos por ele em 2006, quando era candidato, foi de garantir que não haveria perdas salariais na sua gestão e que policiais e professores teriam aumento acima da inflação, o que disse ter cumprido. A proposta desta vez, foi com relação a antecipação da data base, que é o período para a aplicação do reajuste, que atualmente é julho, para janeiro, e promover reajuste de 2%, mais a inflação já em 2011.
Com relação aos compromissos da gestão, o governador afirmou, em entrevista, que apenas reiterou compromissos. São relativos a uma emenda constitucional para alterar o sistema de cessão de servidores que são diretores sindicais e extensão dos benefícios de saúde dos servidores para casos que a lei ainda não cobre.