Conteúdo da Notícia

Cesar Asfor recebe Honoris Causa da UFC

Ouvir: Cesar Asfor recebe Honoris Causa da UFC

Cidade 24.08.2010
O também professor foi agraciado na noite de ontem, em solenidade na Reitoria, com a presença de várias autoridades
Como parte da programação pelos 55 anos de criação da Universidade Federal do Ceará (UFC), o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Cesar Asfor Rocha recebeu do reitor Jesualdo Farias, na noite de ontem, o Título de Professor Honoris Causa da instituição. O homenageado pertence ao quadro docente da universidade há 36 anos, tendo obtido todas as suas titulações, de graduação e pós-graduação, incluindo a de Notório Saber Jurídico.
Cesar Asfor afirmou que sua convivência com a UFC “vem de muitos anos”. Ele contou que a relação começou com o pai, que estudou, se formou e foi professor da instituição. “Só posso me envaidecer. Ainda mais pelo fato de saber que a seleção é criteriosa”, disse. “Jamais poderia imaginar que este dia chegaria”.
Segundo o ministro, o Título vai fazer com que ele se dedique ainda mais ao desempenho de suas funções. “Torno-me ainda mais comprometido com meu Estado e devedor de todo este reconhecimento”.
O Honoris Causa havia sido aprovado pelo Conselho Universitário no último dia 1º de julho. Ao propor a concessão, o relator, professor Álvaro Melo Filho, destacou o Projeto Justiça na Era Virtual, através do qual Cesar Asfor está promovendo a virtualização dos processos pelos tribunais estaduais e tribunais regionais federais. Por meio da iniciativa, o Superior Tribunal de Justiça tornou-se o primeiro, e até agora único no mundo, a implantar o processo judicial totalmente eletrônico.
O esforço do Judiciário brasileiro resultou em reconhecimento internacional ao ministro Cesar Asfor que, por aclamação, foi eleito, em Madrid, presidente da Comissão Conjunta dos Poderes Judiciários Europeu e Latino-Americano, integrada por 41 países, para um mandato de quatro anos (2009-2013).
Homenageado
Ministro, jurista, escritor e professor, Cesar Asfor Rocha nasceu em Fortaleza no dia 5 de fevereiro de 1948. Mestre em Direito, foi agraciado, em junho deste ano, com o Título Doutor Honoris Causa da Universidade de Fortaleza (Unifor). Dentre outros cargos, foi coordenador-geral do Conselho Nacional da Justiça Federal e presidente do Fórum Nacional Permanente de Corregedores da Justiça Federal. É autor de livros importantes e membro da Academia Cearense de Letras.
O que eles pensam
Ministro representa bem o Ceará
“É a Academia reconhecendo o valor de uma pessoa que só vem engrandecendo a Justiça brasileira. Ele vive o Judiciário com dedicação. Ao mesmo tempo, o Título enaltece seu trabalho também como professor, função que sempre exerceu com dedicação e que enriquece por conta de sua experiência como ministro.”
Benedito Gonçalves
Ministro do STJ
“Por tudo que ele fez pelo Judiciário brasileiro, acredito que o ministro seja muito merecedor deste Título. Sua iniciativa de virtualizar a Justiça é revolucionária e servirá de modelo para outros países, pois melhora não só o trâmite dos processos, mas também o ambiente de trabalho dos funcionários.”
Mozart Valadares
Presidente da AMB
“O Título é um reconhecimento merecido ao trabalho feito pelo ministro Cesar Asfor no STJ e em todos os cargos que ocupou. É a prova de que a Academia atesta a competência desta notável personalidade. O ministro é motivo de orgulho para o Ceará e para o Brasil.”
Ernani Barreira
Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará
“É um reconhecimento importante não apenas para o ministro, mas também para todo o Estado. Serve para ressaltar a sensibilidade com a qual ele conduz seu trabalho, diretamente ligado à realidade do Ceará, que ele conhece bem. Seu nome nos representa de forma positiva.”
Mariana Albuquerque
Presidente da Associação dos Defensores Públicos