Balanço do TRE é positivo
- 793 Visualizações
- 03-11-2010
01.11.2010 política
Presidente da Corte Eleitoral, Gerardo Brígido, criticou o baixo nível da campanha dos candidatos a presidente
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargador Luiz Gerardo Brígido, declarou, no encerramento da sessão do pleno daquela Corte, no fim da tarde, que o clima das eleições neste segundo turno no Estado foi de tranquilidade .
Brígido destacou que o número de urnas eletrônicas trocadas em todo o Estado neste segundo turno foi de 83 contra 147 no primeiro. Das 08 às 17 horas, no interior, foram registradas três ocorrências de eleitores flagrados consumindo bebida alcoólica e um distribuindo adesivos de candidato em Barroquinha.
Para Gerardo Brígido, o clima de tranquilidade também se deu da previsão de abstenção acima da média nacional e estadual que, segundo ele, é de 17 a 25% dos eleitores. De acordo com o presidente do TRE-CE, além do feriado estendido de finados, fazendo com que muitos eleitores viajassem, o baixo nível da campanha eleitoral apresentado pelos postulantes a presidente da República, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), também contribuiu para o desinteresse dos votantes.
Trocas
A diminuição do número de urnas trocadas no segundo para o primeiro turno das eleições foi algo comemorado pelo presidente do TRE-CE. Segundo Luiz Gerardo Brígido, não apenas a redução de aparelhos de votação substituídos de 147 para 83, mas ressaltou, “que nesta eleição, não utilizamos, em nenhum dos turnos, a votação em papel por problemas nas urnas, é sinal de que a tecnologia de informação está aprimorando o processo”, reforçou.
De acordo com o secretário de Tecnologia do TRE-CE, Carlos Sampaio, das 83 urnas que foram trocadas, 22 foram nas 13 zonas eleitorais em Fortaleza. Dos quatro Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) registrados no interior do Estado, três foram de eleitores que foram flagrados ingerindo bebida alcoólica, desobedecendo a determinação que proibiu a venda e consumo de álcool no domingo. Estes casos ocorreram em Jaguaribe, Pereiro e Icó. Já a apreensão de manifestante com adesivos de candidato a presidente ocorreu na cidade de Barroquinha.
Avaliação
Na reabertura da sessão, que foi aberta às nove horas, logo em seguida suspensa, e retomada às 17 horas, o presidente do TRE-CE destacava que a abstenção no Ceará poderá ser acima do esperado. “Além do feriado prolongado, as campanhas dos dois candidatos a presidente da República este ano não foram felizes”, colocou, destacando que o próximo (a) presidente da República saiba que será servidor e “não dono do povo”, que conduza o País com seriedade. “Mas infelizmente vimos uma campanha com candidatos desprovidos de propostas e repleta de insultos”, reprovou.
Brígido aproveitou o ensejo para criticar, de forma indireta, propostas pelo País para criação de conselhos de comunicação social. “Vamos ver se acaba com essa mania de cercear a liberdade de imprensa. Não estamos na Venezuela”, reforçou, agradecendo aos meios de comunicação pela cobertura este ano.