Conteúdo da Notícia

Alunos do curso de Direito da Fanor conhecem estrutura do Tribunal de Justiça do Ceará

Alunos do curso de Direito da Fanor conhecem estrutura do Tribunal de Justiça do Ceará

Ouvir: Alunos do curso de Direito da Fanor conhecem estrutura do Tribunal de Justiça do Ceará

O programa “Justiça e Cidadania” promoveu, nesta quinta-feira (25/10), intercâmbio entre estudantes de Direito da Faculdades Nordeste (Fanor) e o Poder Judiciário estadual. Os 21 universitários tiveram a oportunidade de assistir à sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), onde acompanharam julgamentos de processos.

Eles também conheceram o Memorial, que guarda móveis, fotos e documentos sobre o Judiciário. Além disso, preserva objetos pertencentes ao jurista cearense Clóvis Beviláqua, que dá nome ao Fórum da Comarca de Fortaleza. As orientações foram dadas pelo servidor e historiador João Helson Franklin.

Os estudantes assistiram a duas palestras. A primeira foi proferida pelo secretário da 3ª Câmara Cível do TJCE, João Bosco Ponte de Aguiar. Ele falou sobre a forma de julgamento e sobre a organização de uma câmara.

A segunda foi do juiz auxiliar da Vice-presidência do Tribunal de Justiça, Cristiano Rabelo Leitão. Para o magistrado, o Judiciário vive uma nova fase, mais transparente e aberto à sociedade. Também destacou o papel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Além disso, explicou sobre a virtualização da Justiça cearense. O juiz afirmou que o processo eletrônico representa grande mudança na forma de trabalho.

O Tribunal está implantando o Sistema de Automação da Justiça (SAJ). A ferramenta já funciona em todas as Varas da Capital, Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Fortaleza e órgãos julgadores do 2º Grau.

Ao final, foram sorteados um Código de Divisão e Organização Judiciária do Estado, duas cartilhas “Conhecendo o Judiciário” e o Regimento Interno do Tribunal.

Os alunos vieram acompanhados pelo coordenador adjunto do curso de Direito da Fanor, Dirceu Medeiros. As visitas orientadas fazem parte do projeto “Justiça e Cidadania”, instituído por meio da Resolução nº 05/2011, do Órgão Especial do TJCE.

O programa é coordenado pela Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag) do Tribunal, em parceria com as Assessorias de Cerimonial, de Comunicação e Institucional. Está alinhado à Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a implantação de projeto de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Judiciário.

As instituições de ensino (fundamental, médio e superior) interessadas em agendar visitas à Corte de Justiça estadual e ao Fórum Clóvis Beviláqua devem entrar em contato com a Seplag (3207.6862) ou com a Assessoria de Cerimonial (3207.7052), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.