Conteúdo da Notícia

Acusado de tentativa de homicídio será julgado nesta terça-feira pelo 3º Tribunal do Júri

Ouvir: Acusado de tentativa de homicídio será julgado nesta terça-feira pelo 3º Tribunal do Júri

Vicente de Paulo Ibiapina, acusado de tentar matar Rafael Brenner Maciel de Lima, será levado a julgamento pelo 3º Tribunal do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua nesta terça-feira (31/08), às 14h30. O julgamento será presidido pelo juiz José de Castro Andrade.
O crime aconteceu no dia 9 de março de 2009, por volta das 22 horas, na rua Travessa Olímpio de Paiva, bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza. Segundo denúncia do Ministério Público, vítima e réu faziam parte de gangues rivais e, dois dias antes da tentativa de assassinato, eles se encontraram em uma praça do bairro. De acordo com relatos de testemunhas, Vicente de Paulo fez ameaças e atirou pedras contra Rafael, que saiu do local para evitar mais confusão.
Na noite do crime, a vítima estava na companhia de dois amigos, quando novamente o acusado apareceu e fez ameaças de morte. Após as provocações, Rafael voltou para sua residência, mas foi seguido pelo réu, que ingressou na casa e apontou um revólver para a cabeça da vítima. Segundo o depoimento de Rafael, ele só não morreu porque a arma não disparou naquele momento.
Na tentativa de fuga, Rafael levou um tiro, mas foi socorrido e levado para o Instituto Dr. José Frota (IJF). Após cometer o crime, o acusado fugiu em uma bicicleta, tendo sido capturado em seguida pela polícia.
Em depoimento, Vicente de Paulo confessou a tentativa de homicídio. Ele afirmou que tinha a intenção de assassinar um amigo da vítima mas, para não ?dar viagem perdida?, tentou matar Rafael. O réu está preso no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II, em Itaitinga.