Acusado de sequestros é preso
- 7837 Visualizações
- 01-07-2010
01.07.2010 fortaleza
Uma operação da Divisão Antissequestro (DAS), na manhã de ontem, no município de Redenção, na Serra de Baturité, a 52 quilômetros de Fortaleza, resultou na prisão do sequestrador José Ivan Martins Barbosa, 33, acusado dos sequestros de uma criança de 4 anos de idade (Morada Nova, em setembro do ano passado) e de uma garota de 12 anos de idade (Parquelândia, em novembro de 2009).
Segundo o titular da DAS, delegado Andrade Júnior, o sequestrador faz parte de uma família de oito irmãos, envolvidos com sequestros, roubos de carga, assaltos a bancos e homicídios. O grupo é conhecido pela Polícia como ?Quadrilha dos Barbosa?, ou ainda como ?Quadrilha dos Alves?, diante da união do pai dos irmãos com uma outra família.
De acordo ainda com o titular da DAS, a quadrilha também é integrada por outros criminosos fora da família, como o sequestrador Luiz Henrique Bonfim Rodrigues, 28, preso no fim do ano passado, logo após a liberação do garoto de 4 anos de idade e de sua babá, que passaram 25 dias em poder da quadrilha.
Já o sequestrador João Paulo Martins Barbosa, 29, foi o primeiro dos irmãos a ser preso, em fevereiro deste ano, em uma operação no município de Beberibe, no Litoral Leste do Estado. Ele estava com mandado de prisão expedido pela Justiça, por causa do sequestro da garota, em frente a uma escola no bairro Parquelândia. Ela passou 49 dias em poder dos sequestradores, até ser libertada.
Segundo a Polícia, José Ivan foi preso com documentação falsa. Ele ainda teria tentado enganar os policiais ao se passar por uma outra pessoa, mas acabou reconhecido pelos próprios policiais. ?Por causa da identidade falsa, ele também foi autuado na Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), por falsidade ideológica?, comentou Andrade Júnior.
Dos irmãos, a Polícia ainda procura Antônio Fernando Martins Barbosa, 32, e Francisco Edvan Rocha Alves, 30, além de Reginaldo Martins Barbosa, 35, o mais velho dos irmãos e o líder da quadrilha, segundo dados da DAS. ?Todos estão com mandados de prisão em aberto?, informou o delegado.
Procurados
Reginaldo Barbosa também é um dos 20 criminosos mais procurados do Ceará, de acordo com a relação de foragidos no site da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Dos outros três irmãos da Quadrilha dos Barbosa, conforme a Polícia, somente um ainda não está com mandado de prisão expedido pela Justiça.
Um outro já se encontra preso há algum tempo no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), em Aquiraz (Região Metropolitana), por roubo de cargas, enquanto o terceiro foi morto em Belém (PA), no ano passado, durante um assalto.
E-MAIS
A Quadrilha dos Barbosas tem origem no município de Caridade. Segundo a Polícia, os irmãos teriam parentesco (primos) com o pistoleiro Francisco de Assis Mendes Barbosa, o Pantico, condenado pelo assassinato do então prefeito de Acaraú, João Jaime Ferreira Gomes Filho, em junho de 1998.
De acordo ainda com a Polícia, o patriarca da família chegou a responder por crimes na Justiça, mas com menor grau de ofensividade em relação aos crimes dos filhos. O patriarca morreu no ano passado, em Caridade, após não resistir aos ferimentos à bala, durante um tiroteio por desavenças entre famílias na região.