Acusado de homicídio duplamente qualificado é condenado a 13 anos de prisão
- 738 Visualizações
- 28-10-2010
O Conselho de Sentença do 2º Tribunal do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua condenou Francisco Antônio Lessa Cardoso a 13 anos de reclusão, em regime inicialmente fechado, pelo assassinato de Artur Wagner de Freitas Souza. O julgamento, presidido pelo juiz Henrique Jorge Holanda Silveira, começou por volta das 13h30 e terminou às 17h30 dessa quarta-feira (27/10).
O Ministério Público (MP), representado pela promotora de Justiça Alice Iracema Melo Aragão, sustentou a acusação descrita na denúncia e pediu a condenação do réu por homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e cometido com recurso que tornou impossível a defesa da vítima.
Já o defensor público Gelson Azevedo Rosa requereu que as qualificadoras fossem retiradas e que o acusado respondesse apenas por homicídio simples, pedido que não foi aceito pela maioria dos jurados. Após a sentença, não houve apelação das partes.
CRIME
O crime ocorreu no dia 13 de setembro de 2008, na rua Álvaro de Alencar, por volta das 14h, nas proximidades da Pracinha do ?Abel?, bairro Pirambu, em Fortaleza. Segundo a denúncia do MP, o crime foi motivado por vingança pois, meses antes do homicídio, o acusado havia brigado com a vítima.
De acordo com os autos, no dia do assassinato, Artur Wagner trabalhava carregando ?entulhos?, quando foi surpreendido pelo réu. Francisco Antônio se aproximou da vítima já com a arma em punho e, sem discutir, efetuou inúmeros disparos. Após o crime, ele fugiu.
Mesmo gravemente ferido, Artur Wagner conseguiu caminhar até sua residência, onde foi socorrido e levado ao Instituto Dr. José Frota (IJF). Apesar de ter recebido tratamento médico de urgência, ele não resistiu e acabou falecendo.