Conteúdo da Notícia

Acordão encerra crise em Juazeiro

Ouvir: Acordão encerra crise em Juazeiro

29.01.2011 política
Após acordo mediado pelo PT, presidente da Câmara, Amélia Júnior, decidiu arquivar comissão processante contra seu desafeto político, prefeito Manoel Santana (PT). Vereadores questionaram
Desde o início de sua gestão em Juazeiro do Norte, Santana enfrenta dificuldades administrativas (EDIMAR SOARES)
O presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, José de Amélia Júnior (PSL), decidiu arquivar, na última quinta-feira, a comissão processante que investiga denúncias contra a gestão do prefeito Manoel Santana (PT). Foi o próprio Amélia quem mobilizou os demais vereadores para a abertura do processo.
A decisão foi tomada após negociação entre Amélia e Santana, no último domingo. A conversa foi mediada por dois dos deputados de maior expressão política na região do Cariri, o estadual Camilo Santana (PT) e o federal José Guimarães (PT), que é vice-presidente estadual do PT.
Reunidos em Fortaleza, os quatro fecharam um ?acordo de convivência pacífica?, como definiu Guimarães. ?Ele (Amélia) se dispôs a colaborar com a Prefeitura. Prevaleceu o bom senso?, disse. O deputado não dar detalhes sobre a conversa.
Na manhã da última quinta, Amélia informou à imprensa do arquivamento do processo de investigação e pediu ao assessor jurídico da Casa que comunicasse da decisão aos demais vereadores. Mas os três parlamentares que integram a comissão, contudo, afirmam que a decisão do presidente da Câmara não tem validade, uma vez que o arquivamento teria de ser votado em plenário.
O relator da comissão arquivada, vereador Tarso Magno (PSL), disse que vai desconsiderar a decisão do presidente da Casa. ?Eu entendo que a decisão dele não tem nenhuma validade e, no meu pensamento, a comissão deve ser mantida. Depois de formalizada a comissão, não cabe mais o presidente intervir na comissão?, alegou.
Amélia e Santana foram procurados pelo O POVO na manhã e tarde de ontem, mas não atenderam às ligações.
Quando
ENTENDA A NOTÍCIA
A crise política em Juazeiro do Norte ocorre no ano do centenário da cidade. Em 22 de julho de 1911, o então distrito do Crato foi emancipado por conta da força política e religiosa exercida por Padre Cícero na região
CRISE ENTRE PODERES
O prefeito Manoel Santana é acusado de superfaturamento em 18 licitações da Secretaria da Educação. As denúncias foram investigadas por uma comissão da Câmara e resultaram no impeachment do prefeito, no último dia 10.
Como o vice-prefeito, José Roberto Celestino, também foi afastado, o presidente do Legislativo, Amélia Júnior, assumiu o Executivo por 24 horas. No dia seguinte, o Santana foi reconduzido ao cargo por meio de uma liminar judiciária.
Contra Amélia também pesam supostas irregularidades em licitações feitas pelo Legislativo, investigadas pelo TCM.
Robson Braga
robsonbraga@opovo.com.br