Ação Verdes Mares chega ao Tauape
- 578 Visualizações
- 08-11-2010
07.11.2010 cidade
A 11ª edição do evento em 2010, a penúltima do ano, levou serviços de cidadania aos moradores do bairro
Em sua 11ª edição, ocorrida na manhã de ontem na Praça Padre João Pascuale (Igreja do Brás), no bairro São João do Tauape, o Ação Verdes Mares, além de prestar atendimentos habituais, como emissão de carteira de identidade e de trabalho, trouxe uma inovação: a ilha digital, com acesso à internet.
Disponibilizado por meio de notebooks a todas as idades, quem, de fato, tomou conta do serviço foi a criançada. Uma exemplo foi Breno Martins Ferreira, de 12 anos. Frequentador de lan house, ele nunca tinha acessado a internet pelo equipamento que não precisa de mouse nem de teclas complicadas. “É mais simples”, comentou.
Crianças também não faltaram na seção mais comum aos maiores de 18 anos, como emissão de carteira de identidade. Paulo Ricardo Freitas, de 11 anos, insistiu para que a irmã, Jorgiana, 18, levasse-o para obter o documento. “Meus amigos têm, eu queria ter também. É melhor aproveitar a oportunidade agora do que mais tarde”, disse. Já Ramon Carneiro, de 13 anos, quis antecipar a emissão do documento durante o Ação Verdes Mares, pois, além de ser perto de casa, não teria de se deslocar até os pontos especializados durante a semana. “Iria ter de pegar ônibus no meio da semana, o que podia atrapalhar os estudos”, justificou.
Os serviços de saúde oferecidos pelo Núcleo de Atenção Médica Integrada da Universidade de Fortaleza (Nami/Unifor) também foram muito procurados, principalmente para quem trabalha o dia todo e não tem tempo de ir aos postos de saúde, como a cozinheira Maria do Vale de Melo, de 55 anos.
O Juizado da Mulher, que desde 2008 participa do Ação Verdes Mares com orientações sobre a Lei Maria da Penha, também esteve presente. Segundo Raieliza Lobo, psicopedagoga do juizado, muitas mulheres encaminhadas ao juizado tiveram o primeiro contato com a lei de proteção à mulher por meio do Ação Verdes Mares.
Para a próxima edição do evento, iniciativa do Sistema Verdes Mares, as solicitações podem ser feitas em qualquer um dos veículos de comunicação do Sistema, por intermédio da Gerência de Marketing. O evento tem apoio da Prefeitura de Fortaleza, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.