Conteúdo da Notícia

Feirantes resistem e não deixam a Sé

Ouvir: Feirantes resistem e não deixam a Sé

18.05.09
Fortaleza Pág.05
A Prefeitura de Fortaleza não assumiu a palavra de desocupar a praça da Sé, neste domingo, 17. O termo de ajustamento de conduta firmado com o Ministério Público dava prazo de 120 dias para a desocupação. Embora o último dia seja 2 de junho, a Prefeitura, em comunicado, disse que, com a inauguração da Nova Feira da Sé em Maracanaú ontem, não permitiria mais a comercialização de mercadorias sobre a praça e entorno.
No entanto, ontem à tarde, a praça estava tomada por feirantes. Além disso, parte das vias estava ocupada por mercadorias. ?A gente vai permanecer na praça até 2 de junho?, afirmou um dos feirantes, Francisco Manoel de Lima, 36. A partir do dia 2, ele vai para um galpão privado na rua José Avelino e disse que não aceitou ir para Maracanaú porque não queria assumir o risco do prejuízo.
A Prefeitura se diz surpresa. Segundo o diretor-geral da Guarda Municipal, Arimá Rocha, a expectativa era que os feirantes saíssem como haviam se comprometido, por meio da associação e representantes. ?Fizemos esse voto de credibilidade. Diante do prazo, vamos adotar ações mais rigorosas para cumprir a determinação judicial e o acordo com o Ministério Público?.
Segundo ele, a partir de hoje, a Prefeitura começa a planejar medidas mais rigorosas. ?A Polícia Militar já se colocou à disposição. Vamos só ratificar o pedido. Vamos garantir o trabalho de fiscais da Regional II e de agentes de trânsito, com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar?, afirmou Arimá Rocha.
Fiscalização
Ontem, o clima estava tenso na praça da Sé. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) estiveram no local com o apoio do pelotão especial da Guarda Municipal, para o ordenar o trânsito. Até as 17 horas, um veículo havia sido removido e outros 16, multados. ?A orientação do Município hoje (ontem), é só o ordenamento do trânsito. Nós temos 12 equipes da Guarda Municipal e três da AMC evitando que haja ocupação das ruas?, disse Rocha. O clima ficou tenso.