Oficina Pais e Filhos ajuda casais separados a viverem em harmonia
- 2423 Visualizações
- 01-06-2016
A 28ª edição da Oficina Pais e Filhos foi realizada nesta quarta-feira (1º/06), no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Fortaleza. O encontro é destinado a casais que tenham filhos e estejam envolvidos em ações de divórcio, disputas pela guarda dos filhos, agressões, entre outros conflitos familiares.
As oficinas são coordenadas pela psicóloga da unidade, Gleiciane Van Dam. “Esse projeto vem sendo um sucesso. Inclusive, a partir desta edição, também estamos recebendo casais encaminhados pelo Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Universidade Federal do Ceará (UFC)”, disse.
A oficina é oferecida duas vezes a cada mês e é dividida em quatro grupos. Dois reúnem os adultos, um as crianças entre 6 a 11 anos e o outro adolescentes de 12 a 17 anos. Uma equipe de psicólogos e mediadores voluntários promove reflexões e utilizam cartilhas educacionais neste trabalho.
A cozinheira Ana Maria Silva Rodrigues participou da iniciativa. Ela tem uma filha de 17 anos e se separou há cinco meses. “Gostei muito. Pude perceber que os filhos não têm culpa da separação e não merecem pagar por isso. Um convívio saudável com meu ex-marido vai fazer bem à minha filha”, afirmou.
O projeto é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que está sendo implantado em várias cidades brasileiras. Em Fortaleza, a realização é do Centro Judiciário do Fórum, com apoio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).