Secretaria de Planejamento promove reunião com gestores e analistas de processos do TJCE
- 1149 Visualizações
- 27-04-2016
A Secretaria de Planejamento e Gestão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio do Departamento de Otimização Organizacional (Deorg), promoveu reunião com os gestores de projetos do Judiciário cearense. O objetivo do encontro foi conscientizar os administradores sobre a importância da Rede de Analistas de Processos e esclarecer o trabalho desenvolvido pelo grupo.
O secretário de Planejamento, Neto Cisne, afirmou que a Rede vai contribuir para a melhoria dos processos administrativos da Justiça estadual. “Esta Rede vem disseminando uma nova cultura na gestão de processo no Judiciário cearense. Ela foi pensada para contribuir na profissionalização da gestão a fim de que se possa fazer bem feito o que precisa ser feito”.
Em seguida, a diretora do Deorg, Alda Oliveira, e a diretora da Divisão de Sistemas de Gestão, Ana Paula Alcantara, falaram da importância da modelagem, redesenho e documentação dos processos. Explicaram ainda os papéis e as responsabilidades dos gestores de área e de processo, dos analistas e dos especialistas de cada área de conhecimento.
A criação da Rede de Analistas é uma forma de melhorar o redesenho de processos, de acordo com Alda Oliveira. “Se todos estão imbuídos da mesma meta, fica tudo mais fácil”. Segundo ela, atualmente, os setores que trabalham com a melhoria das ações setoriais têm, ao todo, 138 processos para serem redesenhados.
Ao final, Diego Xavier, da Divisão de Sistemas de Gestão e um dos responsáveis pelo acompanhamento dos analistas, destacou os desafios que a Rede tem enfrentando desde o início, em setembro de 2015. Entre as dificuldades estão, por exemplo, a concorrência entre as tarefas funcionais do analista e as ações da Rede e disponibilidade dos especialistas em processos intersetoriais.
Neto Cisne encerrou a reunião agradecendo o empenho de todos no desenvolvimento dos trabalhos. “É muito gratificante quando se faz parte de uma equipe que está construindo algo novo, de estar fazendo algo em prol do Tribunal e da causa que nós abraçamos”.