Coordenadoria da Infância discute ações para combater festas envolvendo crianças e adolescentes
- 1480 Visualizações
- 15-04-2016
A Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoveu reunião com representantes do Ministério Público, da Delegacia de Combate à Exploração de Crianças e Adolescentes (Dececa) e de agentes de proteção do Juizado da Infância e da Juventude. O encontro aconteceu na tarde dessa terça-feira (12/04), no gabinete da desembargadora Vilauba Lopes, que está à frente da Coordenadoria.
O grupo discutiu ações de repressão às chamadas “festas de orgia” envolvendo crianças e adolescentes, com a distribuição gratuita de bebidas alcoólicas, drogas e exposição a cenas de sexo.
Segundo Ivana Timbó, delegada da Dececa, já foram realizadas ações de repressão em três festas promovidas por jovens ligados à traficantes interessados em iniciar crianças e adolescentes no mundo das drogas. “Nas ocasiões, foram apreendidos bebidas e entorpecentes em grande quantidade, além de serem abordados adolescentes completamente alcoolizados”, informou.
Já o promotor de Justiça da Infância e da Juventude, Luciano Tonet, explicou que os proprietários de imóveis alugados para realização das referidas festas podem responder a processos judiciais, bem como tais estabelecimentos podem sofrer desapropriação.
Durante o encontro, foi agendada nova reunião, para o dia 28 de abril, no Tribunal de Justiça. Serão convidados representantes do Comando da Polícia Militar, do Departamento de Polícia Especializada (Polícia Civil), do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária e os conselheiro tutelares. Eles deverão apresentar propostas para compor uma ação integrada com o objetivo de realizar investigações e abordagens.
A mobilização é uma iniciativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude. De acordo com a desembargadora Vilauba Lopes, as sessões servem para potencializar as ações que buscam diminuir a violência e o envolvimento de adolescentes com drogas, incluídas no Pacto por um Ceará Pacífico do Governo do Estado.