Judiciário firma convênio para ofertar estágio a estudantes universitários
- 1803 Visualizações
- 30-11-2015
A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Iracema Vale, assinou, na tarde desta segunda-feira (30/11), convênio com representantes de universidades para oferta de estágio curricular e não remunerado a estudantes. A parceria também foi assinada pela presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Judiciário, desembargadora Sérgia Miranda.
O objetivo é contribuir para a formação acadêmica e profissional de alunos dos cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social, além de aperfeiçoar a prestação jurisdicional através de atendimento humanizado e da realização de projetos de acompanhamento às partes envolvidas em conflitos.
“Estou muito feliz em realizar parceiras para ajudar as mulheres que sofrem com a violência doméstica. Para os estudantes, também é de grande importância porque eles já começam a ficar mais engajados nessa área”, explicou Iracema Vale.
Os beneficiados poderão atuar nas varas com competência para tramitação de processos referentes à Lei Maria da Penha e aos crimes de feminicídio. De acordo com a desembargadora Sérgia Miranda, a parceria permitirá às unidades ter uma equipe multidisciplinar, “capaz de assessorar os juízes nos casos de violência doméstica”.
A juíza Rosa Mendonça, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza, destacou que a medida proporcionará a melhoria no atendimento realizado às vítimas de violência doméstica. “Atualmente já fazemos vários encaminhamentos para atendimentos psicossociais de mulheres atendidas no Juizado, e com essa parceria poderemos aumentar o atendimento”, informou.
Segundo a coordenadora adjunta do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor), Janara Pinheiro, a iniciativa levará “aprendizagem significativa aos universitários”. Para Eduardo Neto Moreira de Souza, diretor-geral da Faculdade Vale do Jaguaribe, o acordo é muito importante porque disponibilizará “estágios qualificados aos alunos, de maneira que eles possam enfrentar o assunto com mais propriedade e conhecimento”.
O ato de assinatura ocorreu no Palácio da Justiça e contou com representantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece); Universidade de Fortaleza (Unifor); do Centro Universitário Estácio do Ceará (FIC); da Faculdade Maurício de Nassau; da Faculdade do Vale do Jaguaribe (Aracati) e do Instituto INTA (Sobral).