Centro Judiciário do Fórum prioriza ações de DPVAT na Semana da Conciliação
- 926 Visualizações
- 25-11-2015
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum Clóvis Beviláqua agendou, somente para esta Semana Nacional da Conciliação, 1.146 audiências do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). Os trabalhos se encerram nesta sexta-feira (27/11).
“É preciso compreender que a conciliação e a mediação são capazes de introduzir o aprendizado do diálogo, que a parte poderá levar a outras relações de sua vida, disseminando a cultura de paz, que terá reflexos na sociedade, com a redução da violência e da litigiosidade”, explicou a coordenadora do Centro, juíza Natália Almino Gondim.
As ações mais comuns que estão sendo analisadas são pedidos de diferença de indenização. Nesses casos, é apurado o grau de invalidez das partes causado por acidentes de trânsito. Foi o caso do autônomo Antônio Lizandro da Silva Abreu, que sofreu acidente de moto em Paraipaba e quebrou a clavícula. Na audiência, ele chegou a um acordo e recebeu R$ 1 mil de complementação. “Fiquei muito satisfeito. Resolvi meu problema de forma rápida e fácil”, disse.
Foram reservadas quatro salas para o mutirão, com 12 mesas no total. Três médicos foram disponibilizados pelo Centro Judiciário para a realização das perícias.
A Semana da Conciliação teve início em todo o País nessa segunda-feira (23/11). A iniciativa é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem como objetivo disseminar a cultura da paz e do diálogo. Além disso, visa solucionar o maior número possível de litígios por meio da conciliação.
Neste ano, em todo o Estado, as sessões conciliatórias estão relacionadas à questões referentes a instituições financeiras, concessionárias de energia elétrica, operadoras de saúde, Seguro DPVAT e de telefonia celular. Também fazem parte multas da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), divórcio, pensão alimentícia, revisional de contratos bancários, entre outras.