Fórum de Reconstrução Social debaterá violência e segurança nesta quinta na Esmec
- 1005 Visualizações
- 25-11-2015
O Fórum de Reconstrução Social promove, a partir desta quinta-feira (26/11), o “I Encontro Diálogos pela Paz – Segurança e Cidadania”, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). A palestra de abertura será às 19h com o psicanalista Contardo Calligaris, que abordará o tema “Violência e Sociedade”. O encontro prossegue na sexta, dia 27, no horário de 9h às 17h, e sábado, dia 28, das 9h às 11h30.
As inscrições estão sendo feitas pelo site www.forumdereconstrucaosocial.org. O objetivo é proporcionar aos participantes a experiência de debater suas ideias ao lado de gestores públicos, magistrados, jornalistas, psicanalistas, antropólogos e pesquisadores que atuam na área de violência, cidades, sistema penitenciário e ser humano.
Também visa entender como a mídia, as redes socais, a questão carcerária e socioeducativa repercutem nos temas da violência, ocupação dos espaços públicos e relacionamentos entre os vários atores sociais que compõem a cidade.
O presidente do Fórum, José Cláudio Souto Justa, explica que “o formato é inovador para o Estado porque os debatedores ficarão próximos ao público, e não em torno de uma mesa”. Ele destacou que a iniciativa “busca a pacificação social e a segurança para os cidadãos, e também se preocupa com a requalificação de espaços públicos e ambientes naturais, a qualidade do ensino e da saúde oferecidos à população”.
Os juízes Cézar Belmino (3ª Vara de Execução Penal de Fortaleza) e Luciana Teixeira (2ª Vara de Execução Penal) participarão dos debates. Eles fazem parte da Comissão Executiva do Fórum de Reconstrução.
Nesta edição, os temas principais a serem debatidos são “Violência, Mídia e Redes Sociais”; “Sistema Penitenciário Nacional”; “Presidio na Cidade e a Cidade como Presídio”; e “Violência e Sociedade”.
O Fórum de Reconstrução Social é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos. É composto por representantes do Poder Judiciário, do Governo do Estado, de operadores do Direito e da sociedade civil organizada. A instituição tem como proposta ser referência na oferta de projetos, sugestões e críticas que venham a contribuir para uma sociedade mais justa.
O evento será realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Esmec e Associação Cearense de Magistrados (ACM).
SERVIÇO
I Encontro Diálogos pela Paz – Segurança e Cidadania
Inscrições: www.forumdereconstrucaosocial.org
Dias: 26, 27 e 28 de novembro
Abertura – às 19h do dia 26/11
Dia 27/11 – 9h às 17h
Dia 28/11 – 9h às 11h30
Local: Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), rua Ramires Maranhão do Vale, 70, bairro Edson Queiroz.
Mais informações: 85 3044.7444