Curso no Fórum aborda legislação e técnicas de mediação e conciliação
- 772 Visualizações
- 19-11-2015
O “Curso de Técnicas de Mediação e Conciliação” ocorreu nesta quinta-feira (19/11), no 1º Salão do Júri, do Fórum Clóvis Beviláqua. Os facilitadores foram os professores Lilia Maia Sales e Gustavo Raposo Feitosa, que abordaram, respectivamente, técnicas e legislação sobre o tema. Participaram servidores que atuam com conciliação e mediação no Poder Judiciário.
O evento foi aberto pelo desembargador Francisco Gladyson Pontes, supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (Nupemec/TJCE) e pelo juiz José Maria dos Santos Sales, diretor do Fórum.
“A mediação resolve não só a demanda, mas também o conflito entre as pessoas, arrefecendo os ânimos da relação estremecida”, ressaltou o desembargador. “Defendo a mediação e a conciliação com base na minha experiência à frente de um Juizado, onde pude constatar a eficácia dos métodos”, lembrou o diretor do Fórum.
Pela manhã, a apresentação de Lilia Sales estimulou o desenvolvimento de habilidades de técnicas de mediação. Ela ressaltou a importância uma mudança no modo de pensar e atuar nos conflitos. “Isso é preciso para entender de forma consensual, compreender e agir de maneira cooperativa, estabelecer um processo ganha-ganha e perceber o conflito como algo natural e necessário para as transformações positivas nas relações e na sociedade”, destacou.
À tarde, Gustavo Feitosa falou sobre a Lei da Mediação e o novo CPC, mostrando as reflexões da mudança da Legislação sobre a forma como a Justiça, os advogados e as partes lidam com o conflito. “A legislação é um ponto de partida para que a gente mude de um paradigma centrado no julgamento para outro de construção de um consenso por meio do diálogo”, enfatizou.
Uma das participantes foi a psicóloga Desirée Cysne, do Núcleo de Psicologia de Psicologia e Assistência Social em Apoio à Jurisdição de Fortaleza. Ela defendeu a relevância do treinamento. “Como trabalhamos com questões familiares, as técnicas de mediação proporcionam uma maior reflexão sobre as possibilidades de intervenção no conflito”, afirmou.
O curso resultou de um convênio de cooperação técnica, firmado no dia 26 de agosto deste ano, entre o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Universidade de Fortaleza (Unifor). O objetivo é o desenvolvimento da gestão adequada dos conflitos por meio da mediação e da conciliação.
CURRÍCULOS
Lília Maia Sales é vice-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unifor e autora de vários livros sobre mediação e conciliação. Ela é pós-doutora em Direito pela Universidade de Columbia (EUA) e tem formação em mediação de conflitos pela Universidade de Harvard (EUA).
Gustavo Raposo Feitosa é doutor em “Ciências Sociais” pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na Unifor, ele é professor do Curso de Direito, do Doutorado em Direito Constitucional e do Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos. Na Universidade Federal do Ceará (UFC), leciona no Curso de Direito.