Palestra no TJCE alerta servidores sobre câncer de próstata
- 818 Visualizações
- 18-11-2015
O servidores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) assistiram, nesta quarta-feira (18/11), à palestra sobre câncer de próstata, proferida pelo médico urologista George Araújo Magalhães. A atividade foi promovida pelo Departamento de Saúde Ocupacional do Tribunal e integra o “Novembro Azul”, movimento nacional que visa conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico da doença.
O palestrante abordou os principais sintomas, os tipos de tratamento e dados estatísticos no Brasil e no mundo. Segundo o especialista, esse é o tipo de câncer mais frequente entre pessoas do sexo masculino, depois do câncer de pele. A projeção é de que um entre seis homens desenvolva a doença.
Entre fatores de risco, o médico cita o histórico familiar, a obesidade, alimentação inadequada e faixa etária. Cerca de 60% dos casos surgem após os 65 anos.
A chance de cura chega a 90%, se a doença for descoberta na fase inicial. “Daí a necessidade do exame prévio, porque, quando os sintomas aparecem, significa que o câncer já está em fase avançada. Nesse caso, a probabilidade de cura cai para 5%”, afirmou.
Ele recomenda o exame de toque retal e de PSA (medido a partir do sangue) após os 50 anos de idade. Para quem tem parentes de primeiro grau (pai ou irmão) que já desenvolveram a doença, a prevenção deve começar aos 45.
O urologista também atacou alguns mitos e estigmas sobre o exame de toque. “É um procedimento indolor e extremamente rápido. Considero importante conscientizar os homens a ter tanta atenção com a saúde quanto as mulheres. Está comprovado que eles vivem sete anos a menos que as mulheres, e muito disso se deve ao fato de não cultivar o hábito de procurar o serviço médico”.
Uziel Justo, servidor da Secretaria de Gestão de Pessoas, estava atento à palestra. “Foi muito relevante porque já estou na época de me prevenir, e preciso saber exatamente o que devo fazer para colocar minha saúde em dia”, disse.