Tribunal promove palestra sobre câncer de próstata nesta quarta-feira
- 869 Visualizações
- 17-11-2015
O Departamento de Gestão de Pessoas e Saúde Ocupacional do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promove, nesta quarta-feira (18/11), às 10h, palestra sobre câncer de próstata, no auditório do 2º andar do Palácio da Justiça, bairro Cambeba. O palestrante será o médico urologista George Araújo Magalhães, do Serviço de Urologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF).
O médico José Arnon dos Santos, da Divisão de Saúde Ocupacional, explica que a iniciativa faz parte da campanha nacional chamada Novembro Azul, “que visa conscientizar homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata”. Este ano, a campanha foi lançada oficialmente em 1º de novembro, durante o 35º Congresso Brasileiro de Urologia, no Rio de Janeiro.
O movimento surgiu na Austrália, em 17 de novembro 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. No Brasil, o evento foi lançado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.
ESTATÍSTICA
O câncer de próstata é uma doença silenciosa que pode provocar infecção urinária e disfunção erétil. Atinge 80% dos homens acima de 50 anos. No Ceará, a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) afeta cerca de 440 mil cearenses. O aumento da glândula comprime a bexiga e obstrui parcial ou totalmente a uretra, prejudicando o fluxo normal da urina.
O HGF já adota a inovadora tecnologia a laser para tratar pacientes com patologias na próstata, especificamente, a hiperplasia, que é a doença mais comum da próstata.
O médico Arnon dos Santos adverte que os principais sintomas da HPB estão no aumento de idas ao banheiro, diminuição da pressão do jato de urina, dificuldade ou dor ao urinar e a sensação de que a bexiga não se esvazia.