Conteúdo da Notícia

Oficina Pais e Filhos é tema de entrevista no “Judiciário em Evidência”

Oficina Pais e Filhos é tema de entrevista no “Judiciário em Evidência”

Ouvir: Oficina Pais e Filhos é tema de entrevista no “Judiciário em Evidência”

A Oficina Pais e Filhos, responsável por promover a conciliação de casais que têm filhos e estão envolvidos em conflitos familiares na Justiça, é o tema da entrevista desta semana do “Judiciário em Evidência”. A entrevistada é a juíza Natália Almino Gondim, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Fortaleza e responsável pelo projeto.
A magistrada explica que a iniciativa é baseada em programa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que teve origem em São Paulo. O objetivo é trabalhar pais, crianças e adolescentes para enfrentar o momento de transição do divórcio.
“Os conflitos familiares não se resolvem somente com leis. Por se tratar de sentimentos, o atendimento multidisciplinar e esses recursos trazidos pela Oficina são muito importantes para efetivamente pacificar essa relação”, ressaltou a juíza. Segundo ela, é preciso que homem e mulher saibam a diferença entre casal conjugal e o casal parental para que possam manter um diálogo saudável, garantindo o bem-estar dos filhos.
A magistrada destaca que oito profissionais, como psicólogos e pedagogos, atuam como facilitadores dos encontros, que começaram em julho de 2014. A Oficina ocorre, em média, duas vezes por mês e, até agora, já beneficiou 210 famílias. O “Judiciário em Evidência” traz entrevista com uma delas.
O programa também tem matéria sobre o curso de capacitação para candidatos à função de juiz leigo. O treinamento teve início no dia 2 de outubro, na Escola Superior da Magistratura do Ceará. Ao todo, 64 pessoas estão participando. Tem ainda reportagem sobre a entrega de brinquedos da campanha “Sorriso Largo de Criança”. O Poder Judiciário foi um dos participantes da iniciativa, que beneficiou 31 instituições.
O “Judiciário em Evidência” será exibido neste sábado (10/10), na TV Assembleia, às 18h30; no domingo (11/10) na TV O Povo, às 12h15; e na segunda-feira (12/10), na TV Fortaleza, às 14h30.
CANAIS
TV Assembleia – canal 30 aberto e Multiplay
TV O Povo – canais 48 aberto e 23 da Multiplay
TV Fortaleza – canais 6 da Multiplay e 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa também fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.