Juízes fazem ajustes para Semana Nacional da Conciliação
- 813 Visualizações
- 06-10-2015
A 10ª Semana Nacional da Conciliação, que acontece de 23 a 27 de novembro deste ano, já está mobilizando os magistrados cearenses. Nesta terça-feira (06/10), juízes que participarão da força-tarefa se reuniram no Fórum Clóvis Beviláqua para ajustar cronogramas e dividir grupos de trabalho que atuarão no muitirão.
De acordo com o supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Francisco Gladyson Pontes, o mais importante é o estímulo para conhecer a opção da mediação. “Precisamos buscar sempre a solução adequada. Mesmo que não seja a conciliação, precisamos passar informações sobre esse método de resolução de conflitos”, explicou.
A expectativa para esta edição, segundo o diretor do Fórum, juiz José Maria Sales, é obter resultados satisfatórios, “melhores ainda que nos anos anteriores”. A juíza Natália Almino Gondim, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum, esclareceu que a mobilização vai além dos números. “Buscamos mostrar a importância da negociação amigável para a sociedade”.
Nessa segunda-feira (05/10), o Nupemec reuniu no TJCE representantes de instituições que participarão da iniciativa para direcionar estratégias de condução dos trabalhos. “É muito importante a participação das empresas que possuem processos conciliáveis. Sem interesse das partes, não é possível que uma mediação aconteça”, afirmou o coordenador do Núcleo, juiz Carlos Henrique Garcia de Oliveira.
A Semana Nacional da Conciliação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os tribunais de todo País. A finalidade é solucionar conflitos judiciais por meio de acordos e disseminar a cultura do diálogo e da pacificação social.