Conteúdo da Notícia

Alunos da Academia de Segurança Pública assistem a julgamentos da Justiça Militar

Alunos da Academia de Segurança Pública assistem a julgamentos da Justiça Militar

Ouvir: Alunos da Academia de Segurança Pública assistem a julgamentos da Justiça Militar

Alunos do curso de formação de Oficiais Bombeiros Militares do Ceará assistiram, nesta quinta-feira (24/09), à sessão de julgamento na Vara Única da Auditoria Militar do Fórum Clóvis Beviláqua. Compareceram 35 estudantes da disciplina “Polícia Judiciária Militar”, que é ministrada pelo major da Polícia Militar (PM), Luiz Eduardo Ponte.
Segundo o professor, “a disciplina trata de procedimentos penais militares. A ideia é que eles assistam, na prática, a um julgamento que afete a realidade que vão encontrar quando se formarem. No caso, de um crime militar”.
A aluna Carolina Olinda, que assistiu pela primeira vez um julgamento, destacou a importância da visita. “A experiência é extremamente válida na nossa formação, pois um dia estaremos na posição de julgadores. É importante conhecer todos os procedimentos na prática do dia a dia militar”.
O juiz Roberto Soares Bulcão Coutinho, titular da vara, disse ser “necessário que os futuros oficiais conheçam o funcionamento da Justiça Militar, pois também poderão fazer parte de futuros conselhos. Além disso, a visita possibilita a aproximação da Justiça com a corporação”.
OFICIAIS MILITARES
Já nessa quarta-feira (23/09), foi a vez dos estudantes do Curso de Formação dos Oficiais da Polícia Militar assistirem um julgamento na Vara da Auditoria Militar. A iniciativa fez parte da disciplina “Direito Processual Penal Militar”, e contou com a presença de 32 alunos.
O instrutor da turma, tenente Hércules de Aguiar Saboya, ressaltou a relevância do encontro. “É de fundamental importância, pois é um momento em que eles podem compreender na prática todos os conhecimentos que são passados na sala de aula, contribuindo assim para a melhor qualificação deles”.
O aluno Meton Meireles considerou a visita foi “muito importante porque aprendemos a composição do conselho que compõe a Justiça Militar e os procedimentos das audiências”.
Os dois cursos são promovidos pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp-CE).